quarta-feira, 21 de abril de 2021

Parceria Prefeitura, OAB Mulher e Urca lançam projeto " A Lei Maria da Penha vai às Escolas Municipais do Crato"


Numa parceria com a Universidade Regional do Cariri - URCA e OAB MULHER/CRATO, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Educação inicia nesta quinta-feira (22), a Formação de Professores: A Lei Maria da Penha nas Escolas Municipais do Crato.

O Projeto "A Lei Maria da Penha vai às Escolas Municipais do Crato", tem como objetivos conscientizar sobre a importância da Lei Maria da Penha e contribuir com a formação sobre as ações de prevenção e combate à violência contra a mulher, tendo como público professoras e professores das escolas da rede pública municipal do Crato.

De acordo com a proposta do projeto, a iniciativa advém de uma necessidade de ações voltadas a coibir a reprodução naturalizada desse tipo específico de violência ao longo da história. Tendo em vista que a educação se constitui em espaço de discussão e reflexão para a prevenção e combate às violências, configura também como o principal mecanismo de superação das agressões contra a mulher.

Segundo a secretária de Educação do Município, Germana Brito, o conteúdo da Lei Maria da Penha para as escolas, objetiva trabalhar a formação de uma nova consciência dos docentes e, consequentemente, dos jovens, desconstruindo ações e práticas cotidianas que reiteram a violência doméstica e familiar contra a mulher. "A educação é uma prática primordial para a erradicação das violências; compreendemos que a escola, ainda no ensino fundamental, tem papel essencial na desconstrução de estereótipos construídos, por meio dos discursos e práticas machistas, reproduzidos pela coletividade em desfavor da mulher", explica a secretária.

Diante da condição de pandemia relativa ao COVID 19, o curso será desenvolvido on line, de forma síncrona, pela plataforma google meet e de forma assíncrona pelo repositório google sala de aula. A formação contempla 50 Professores de Ciências Humanas do Ensino Fundamental II, com carga horária de 40 horas/aula, em cinco encontros.

Últimas notícias