sábado, 24 de abril de 2021

No Dia Nacional da Libra, projeto de lei sugere libras como critério de desempate em concursos públicos


O mês de abril chama a atenção da sociedade para a inclusão e desenvolvimento de políticas públicas para os surdos: comemora-se no dia 23 de abril o Dia Nacional da Educação de Surdos e no dia 24 o Dia Nacional da LIBRAS - a Língua Brasileira de Sinais.

Em projeto de lei apresentado recentemente na Assembleia Legislativa, o deputado Fernando Santana (PT) propõe que a capacitação em LIBRAS seja adotada como critério de desempate em concursos públicos e processos seletivos no estado do Ceará.

“Ainda que hoje se discuta muito mais a questão da inclusão e do combate ao capacitismo na sociedade como um todo, nos deparamos com a ausência de profissionais que possam, de fato, estabelecer uma comunicação com as pessoas surdas, sobretudo em órgãos públicos. Isso prejudica o acesso dessas pessoas a serviços essenciais como os de saúde e educação, entre outros. Nosso projeto visa estimular a oferta e a demanda pela capacitação na Língua Brasileira de Sinais para que as barreiras para a comunicação dos surdos sejam superadas”, pontua o parlamentar.

 Saiba mais

A LIBRAS é uma língua de modalidade gestual-visual que possibilita a comunicação por meio de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de Abril de 2002, através da Lei nº 10.436.

O Projeto

Conheça o projeto de lei 155/21 do deputado Fernando Santana (PT) pelo link: https://bit.ly/32A7Tmu

Últimas notícias