terça-feira, 17 de julho de 2018

Crato: SMDA dá início a projeto que irá extrair benefícios do Pequi com a comunidade da Baixa do Maracujá



A equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos participou na tarde da última segunda-feira, 16, de uma reunião com a equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) Campus Crato e EMBRAPA para a apresentação do projeto de beneficiamento do Pequi, que será executado na comunidade da Baixa do Maracujá, localizada na zona rural do município do Crato.
A apresentação foi realizada por técnicos da EMBRAPA e IFCE que trabalharam o projeto, que conta com um financiamento de cerca de 700 mil reais de recursos próprios da Prefeitura Municipal do Crato para executar esse projeto.
Segundo o Secretário da SMDA, Zilcélio Alves, o prefeito Zé Ailton Brasil fez questão de pedir prioridade na execução desse projeto que irá beneficiar diretamente a agricultura familiar. “Para a agricultura familiar é um projeto de suma importância onde vamos agregar valor ao Pequi. Vamos trabalhar tanto a questão do óleo como a polpa e extrair tudo o que puder do Pequi e a possibilidade de trabalhar todas as frutas da serra do Araripe”, disse.
O gestor destacou que foram realizadas várias reuniões preparatórias com a comunidade e que esse é o momento de dar início a licitação para que possa ser iniciada a construção do prédio que irá abrigar a estrutura, com a compra de implementos que irão compor o projeto com uma mini fábrica, onde serão extraídos todos os benefícios do pequi para que gere renda para a comunidade.
Participaram ainda do encontro, o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Brito Junior; o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Tiago Ribeiro; representantes dos Sindicatos Rurais; EMATERCE; ACB; a presidente da Associação do Sítio da Baixa do Maracujá, Margarida Marques; o Diretor Geral do IFCE- Campus Crato, professor Rufino; e agricultores da comunidade que serão beneficiados com o projeto.
(Assessoria de Comunicação) 

Últimas notícias