terça-feira, 31 de julho de 2018

Seduc promove encontro formativo para gestores escolares


A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou encontro formativo com a participação de aproximadamente 250 diretores administrativos, coordenadores pedagógicos e secretários escolares do município de Juazeiro do Norte para planejar o início do segundo semestre letivo, previsto para iniciar nesta quarta-feira, 1º de agosto. O encontro aconteceu na sede do Instituto Juazeiro de Ensino Superior (Ijes), na segunda-feira, 30, durante todo o dia.
Como de rotina, os encontros com os gestores têm caráter formativo e foi iniciado pela Secretária de Educação, Maria Loureto Lima. Ela abordou questões importantes no âmbito escolar, como planejamento estratégico tanto na área pedagógica quanto na administrativa e a autonomia dos gestores. “Todos os nossos encontros capacitam. Todos têm um caráter formativo. Queremos que as escolas tomem um posicionamento de iniciativa própria. Façam pautas, se auto avaliem, se superem. Sabemos que existem ainda muitas dificuldades, não negamos isso, mas precisamos avançar. Nossas aulas vão começar e queremos o melhor: trabalhar melhor, educar melhor, sermos melhores”, disse.
O momento foi importante para avaliar o semestre anterior e nortear sobre as novas práticas cotidianas nas unidades de ensino do município que precisarão ser adotadas.
Ciente de que é necessário formar cidadãos com consciência crítica, Loureto pretende iniciar campanha permanente de incentivo à leitura, começando pela alfabetização de todas as crianças, adolescentes e adultos do Município. Segundo a Secretária, só assim, através da leitura de mundo e da palavra, o indivíduo se reconhece enquanto sujeito livre. “Levantaremos a bandeira da leitura. Temos todas as ferramentas para que todo cidadão juazeirense que ainda não é alfabetizado possa aprender”, afirmou.
Capacitação
Partindo da premissa de que todos que fazem parte da rede municipal de Educação têm capacidade e competência em suas áreas de atuação, a coordenadora pedagógica da Seduc, Carmem Lúcia Tomaz, trabalhou com os gestores a pauta “Aprendendo a gerir o espaço escolar”, que visou trabalhar o amadurecimento da postura do gestor escolar e do coordenador pedagógico no que se refere à administração da escola. “Precisamos fazer acontecer uma educação de qualidade para as atribuições a que fomos nomeados. Desempenhar nossas funções com a total capacidade que temos”.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias