Banner_head Governo do Estado

Banner_head Câmara

sábado, 17 de abril de 2021

Livro de professor da URCA Patrício Melo resgata história dos índios Kariri e processo identitário dos povos originais da Região


Será lançado no próximo dia 19, às 19h, o livro “Os Kariri”, do Professor do Departamento de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), Dr. José Patrício Pereira Melo. Esse será um dos primeiros e mais completos trabalhos relacionados aos índios kariri, povos originários da região, e reúne informações importantes, com dados e análises, voltados ao fortalecimento da identidade dos povos Cariri Poço Dantas, em Crato. O lançamento acontecerá de forma virtual, através da plataforma google meet (https://meet.google.com/msf-jthe-gqb).

O trabalho de pesquisa, que resultou na tese de doutorado do Professor Patrício Melo, foi realizado entre os anos de 2014 e 2020, na área de Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em decorrência de projeto realizado com apoio da Fundação Cearense de Apoio Pesquisa (FUNCAP) e Governo do Estado do Ceará.

O trabalho envolve resultados de uma pesquisa teórica e empírica, tendo como referência o Direito Socioambiental, além das áreas relacionadas ao Direito Constitucional, Direito Ambiental e os Direitos Sociais, positivados na Constituição. Segundo o autor, o trabalho vai além de um estudo apenas jurídico, e reúne um amplo relato historiográfico, além de descritivo do Cariri. A memória é reavivada dentro de um contexto de vivência dos ancestrais da região e dos que resistem. Isso inclui uma ampla explanação sobre o Geoparque Araripe Mundial da Unesco, além dos Kariri do passado e daqueles que resistem no território e buscam o fortalecimento da sua identidade.

Com uma ampla pesquisa, o Professor Patrício Melo afirma que os autores que referenciam o trabalho identificam no processo histórico, social e jurídico dos grupos étnicos submetidos à colonização, um dos maiores etnocídios da história, protagonizado pelos espanhóis e portugueses no século XVI. O que permitiu uma análise mais crítica e dialética, além de evidenciar a relação entre as diversas culturas e natureza.

Quem são os índios Cariri  

Os índios Cariri do Cariri descendem de um processo de uma mistura étnica, que teve a sua ligação mais recente nos séculos XVIII e XIX, desde os aldeamentos missionários que foram submetidos. Esses mesmos índios já eram resultantes de uma mistura de várias etnias que foram aldeados na missão dos Cariris Novo em Missão Nova, que é a atual Missão Velha. Posteriormente, Missão do Miranda, atual cidade do Crato. Os índios do Poço Dantas são descendentes do processo de aldeamento registrado no Cariri, ocorrido de forma semelhante em outras regiões do Nordeste.


SERVIÇO:

Lançamento livro Os Kariri

Autor: Professor Dr. José Patrício Pereira Melo

Dia: Segunda-feira, 19 de abril

Horário: 19h

Link google meet (https://meet.google.com/msf-jthe-gqb).

Transmissão pelo Canal da URCA – Plataforma Youtube


Últimas notícias