quarta-feira, 14 de abril de 2021

Crato inicia primeira fase da vacinação contra Gripe Influenza


O município do Crato deu início a primeira fase da campanha de Vacinação contra a Influenza nesta terça-feira, 13, em suas Unidades Básicas de Saúde. Esta campanha será realizada por etapas e grupos prioritários, devido os municípios receberem as doses de forma fracionada. Nesse primeiro momento, por exemplo, estão disponíveis mil doses do imunobiológico contra a gripe.

A imunização ocorrerá de forma descentralizada, nas Unidades Básicas de Saúde e a primeira fase, que deve atender crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas (crianças de 6 meses a 18 anos) e trabalhadores da saúde, segue até 10 de maio.

Campanhas diferentes

Duas campanhas ocorrem simultaneamente em todo o Brasil: a vacinação contra a Covid-19, que teve início em janeiro, e a contra a gripe. Por isso, é necessária uma maior atenção. Por esta razão, é fundamental respeitar o intervalo de 14 dias, antes e depois, entre as vacinas da gripe e da Covid-19.

No caso das crianças, aquelas que receberam pelo menos uma dose da vacina contra a influenza nos anos anteriores devem receber apenas uma dose neste ano. Povos indígenas acima de 18 anos serão vacinados somente após a primeira faixa etária definida (6 meses a 18 anos), respeitando o período recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, entre as doses de Covid-19 e Influenza (14 dias).

Aos doadores de sangue, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que a doação seja realizada 48 horas após a imunização contra a gripe. Pela gravidade da situação da pandemia, o Ministério da Saúde recomenda que seja priorizada a vacina contra a Covid-19.

Calendário Influenza

A Campanha Nacional contra a Influenza segue até 9 de julho e o Ministério da Saúde busca vacinar 90% do público-alvo até esta data. A segunda etapa inicia em 11 de maio e segue até 8 de junho. Nela, o grupo prioritário será dos idosos e professores.

A terceira e última etapa da vacinação contra a gripe começa em 9 de junho e segue até 9 de julho. Serão imunizadas as pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Últimas notícias