terça-feira, 20 de novembro de 2018

Programa Saúde na Escola realiza ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas

Foto: Hélio Fernando
A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), está realizando, durante o mês de novembro, ações sobre prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas com adolescentes de 25 escolas de Ensino Fundamental II ou Ensino Médio pactuadas no Programa. 
A abertura oficial das atividades aconteceu na tarde desta segunda-feira (19), na Escola Zila Belém, e teve como público-alvo os alunos do 7º e 8º anos, professores e funcionários. Representantes das Secretarias de Saúde e de Educação participaram da abertura e falaram sobre a relevância de se trabalhar este tema com os estudantes.

Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) levaram informações e orientações, de forma lúdica, sobre os malefícios causados pelo uso dessas substâncias para a saúde física e emocional. Eles explanaram ainda sobre o importante papel que a escola desenvolve no combate e prevenção ao uso das drogas, uma vez que é um ambiente que dá acesso às informações.

Os alunos apresentaram uma peça teatral, mostrando como as drogas podem trazer prejuízos para as famílias e para a sociedade como um todo. Abordaram ainda como e onde as pessoas que sofrem com o vício podem pedir ajuda.

As equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), juntamente com o Núcleo gestor das escolas, estão envolvidas na realização dos eventos. Entre as demais atividades desenvolvidas estão dinâmicas grupais em sala de aula, seminários, oficinas, palestras e caminhadas nas ruas com exposição de cartazes educativos produzidos pelos alunos visando mobilizar a comunidade.


Assessoria de Imprensa

Últimas notícias