quinta-feira, 29 de novembro de 2018

20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas comemora resultados positivos


Realizada há dezenove anos pelo Sistema Fecomércio-CE, por meio do Serviço Social do Comércio, a Mostra Sesc Cariri de Culturas encerra a sua 20ª edição consolidada como símbolo de pluralidade artística, sendo um dos maiores projetos de difusão cultural do Brasil.

A programação desta edição contou com novidades, uma das principais foi a inclusão das pessoas com deficiência nos espaços da Mostra Sesc Cariri. Nas artes cênicas e literatura, por exemplo, foram 18 apresentações com acessibilidade em Libras. O público também teve um intérprete em língua de sinais no Seminário Arte e Pensamento e em dois dias de Papo Criativo. Já os shows de abertura e encerramento contaram com espaços reservados para cadeirantes com rampas de acessibilidade. Promovendo uma vivência inclusiva ambiental, o Pensando Verde possibilitou aos alunos da Apae do Crato o contato com a natureza em uma trilha sensorial no Parque Estadual Sítio Fundão.

Como resposta à campanha de solidariedade em que o público foi convidado a doar alimentos ao acessar a programação cultural, foram arrecadadas mais de 37 toneladas de alimentos durante os shows de abertura e encerramento da Mostra Sesc Cariri de Culturas. Por meio da contribuição do público, o programa Mesa Brasil Sesc beneficiou 125 instituições sociais cadastradas na região do Cariri.

Um exemplo é o Instituto Monsenhor Murilo, vinculado à Basílica Nossa Senhora das Dores da Diocese do Crato, que mantém um projeto com pessoas em situação de vulnerabilidade social e também irá encaminhar as doações de alimentos aos venezuelanos refugiados no estado de Roraima.

Além dessas entidades, também foram encaminhadas 5 toneladas de alimentos para o Mesa Brasil em Fortaleza, que desenvolve ações sociais com instituições na Capital cearense.

Sustentabilidade

Com o objetivo de despertar a conscientização ambiental, a 20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas também abriu espaço para a sustentabilidade com o projeto “Pensando Verde na Mostra” pelo segundo ano seguido. A iniciativa promoveu oficinas, mostra fotográfica, vivência inclusiva, exposições e trocas de livros por mudas de plantas nativas, hortaliças e ornamentais na Praça da Sé, no Crato.

No total, foram distribuídas 700 mudas de plantas nativas, hortaliças e ornamentais durante a Mostra, tendo sido 500 entregues na troca de livros; 50 foram disponibilizadas aos participantes do Seminário Arte e Pensamento; 50 para os participantes da trilha ambiental; e as outras 100 destinadas às seis oficinas socioambientais.

Intercâmbio cultural

Neste ano, 26 municípios da região do cariri receberam cerca de 2.500 participantes entre artistas, mestres de cultura e pesquisadores de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, divididos em espetáculos de literatura, música, artes visuais, audiovisual, artes cênicas e de tradição popular.

Durante os cinco dias de programação, que aconteceu de 16 a 20 de novembro, foram realizadas 300 apresentações desde o cortejo dos grupos de tradição às performances em espaços públicos, exibição de vídeos, feiras e seminários. Promovendo o debate sobre sustentabilidade, manifestações populares, patrimônio imaterial, entre outras temáticas, esta edição da Mostra proporcionou um intercâmbio de vivências entre os participantes, unindo diversas expressões artísticas à cultura regional.

Embalado pelas vozes de Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, um público de cerca de 50 mil pessoas se divertiu com “O Grande Encontro” no show de abertura do evento, em Juazeiro do Norte. Já o show de encerramento ficou por conta do célebre cantor e compositor, Milton Nascimento, que emocionou 30 mil pessoas na cidade do Crato. 

Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas

Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc Cariri de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, transforma a região em palco para apresentações de teatro, dança, circo, exposições, música, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

Ao longo das 20 edições, de 1999 a 2018, a abrangência de programação da Mostra se tornou um grande marco, partindo de 1 município (Crato) para, atualmente, atingir 26 cidades da região do Cariri. E a 21ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas já está em fase de planejamento, com previsão de lançamento do edital de inscrição de artistas e grupos para o primeiro semestre de 2019.

Desde 2004 (6ª edição), a Mostra não tem caráter competitivo tornando-se espaço de estímulo à produção, nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios culturais, favorecendo o desenvolvimento de projetos colaborativos, nas mais variadas categorias. Os artistas, de todas as regiões do Brasil, veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover encontros e beber na rica fonte cultural caririense.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias