sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Secretário Cartaxo Lucena busca melhorias para agricultores de Mauriti

Em viagem a Fortaleza o secretário de agricultura do município, Cartaxo Lucena, esteve na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará - SDA, com o Coordenador de Programa e Projetos Especiais - COPPE, Guido Colares, na oportunidade conseguiu para Mauriti, trinta (30) cisternas de enxurradas, que já vão ser implantadas, estas cisternas possui vazão de 52 mil litros, e é uma alternativa de convivência com a seca para os pequenos produtores do Semiárido, pois possibilita a captação da água de chuva das estradas e caminhos, que normalmente se perde por escoamento superficial. Conseguiu também  mais uma remessa de 350 cisternas de primeira água, de 18 mil litros, para o mês de fevereiro do ano vindouro. Com isso Mauriti universalizará a implantação dessa tecnologia social tão importante para o seminário brasileiro.
Ainda na SDA conseguiu no IDACE a liberação de alguns títulos de agricultores familiares de Mauriti, também peças com: plantas georreferenciadas e memoriais descritivos e Solicitou o apoio para liberação de poucos títulos pendentes do município, em média sessenta (60), em fase de retificação por vários motivos sucessórios. Solicitou o repasse no município para medição de imóveis rurais que ainda não foi contemplado e que está dentro da legislação fundiária cearense.
Já no departamento COAPE se reuniu com o coordenador Marcio Peixoto dialogou sobre os equipamentos e implementos solicitados, que irão está programado para o SÃO JOSÉ IV, como também curso de melhoramento genético para pecuaristas mauritienses, apresentou a importância e apoio da BETÂNIA LÁCTEOS para o desenvolvimento da bovinocultura  leiteira no município. Firmou parceria para mais um dia de campo que será realizado  no início do próximo ano, uma iniciativa do Governo Municipal, com parceria da BETÂNIA LÁCTEOS, SDA, EMATERCE, BNB, EMBRAPA Ovinos e Caprinos.
Por fim, esteve com o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará De Assis Diniz, e tratou sobre os projetos produtivos para as associações rurais de Mauriti, através do SÃO JOSÉ IV, além da ampliação do projeto PAULO FREIRE para o município, viabilizando equipamentos de dessalinização de água para comunidades rurais da região do Anauá, Nova Santa Cruz, Serras de Umburanas, Coité e Palestina do Cariri. Recebeu do secretário De Assis Diniz a garantia das demandas serem atendidas no SÃO JOSÉ IV, previsto para lançar em março/abril de 2019. 

Assessoria de Imprensa

Últimas notícias