quarta-feira, 4 de julho de 2018

Ciro cresce no PSB e conquista apoios entre deputados e governadores

Ciro Gomes avança nas conversas com PSB.  


A duas semanas do início do período das convenções partidárias, a hipótese de aliança nacional entre PDT e PSB em torno da candidatura de Ciro Gomes ao Planalto cresceu nos últimos dias. Hoje, o pedetista teria maioria do apoio dos governadores, deputados federais e senadores pessebistas.
O PSB deve anunciar até o fim do mês se endossa o nome do ex-governador do Ceará na disputa pela Presidência da República. O acordo é fundamental para que o ex-ministro ganhe musculatura para fechar acordos com outras legendas, como o grupo do “centrão”, e mais tempo de propaganda política.
Para o atual líder do PSB na Câmara Federal, deputado Tadeu Alencar, o partido se divide entre três alternativas: liberar os diretórios estaduais para costurar blocos atendendo a interesses locais, como em São Paulo, onde o atual governador Márcio França defende chapa com o pré-candidato Geraldo Alckmin (PSDB); firmar apoio ao PT, parceiro preferencial em Pernambuco; ou coligar-se ao PDT de Ciro, cujos dirigentes têm mantido reuniões frequentes com o presidente do PSB, Carlos Siqueira – Cid Gomes, um dos coordenadores da campanha de Ciro, reuniu-se 15 dias atrás com a bancada federal pessebista.
“O Ciro tem uma ambiência no partido. Pode ser o nosso representante desse campo de esquerda para as eleições”, disse o deputado pernambucano. De acordo com ele, o ex-governador do Ceará tem conseguido “fazer um diálogo com a sigla e expandir os apoios dentro dela”.
Apesar disso, admite Alencar, o PSB ainda procura chegar a um entendimento com o PT no Estado. “Temos um grau de convergência com o PT. Nos interessa atrair o partido para a base do governador (Paulo Câmara, do PSB, que disputa a reeleição). E a condição disso é a retirada da candidatura”. Ainda segundo o deputado: "Sou favorável a uma aliança com ele (Ciro Gomes). Não temos vocação pra ser um partido qualquer, apenas pra construir bancada"
(O Povo)

Últimas notícias