sábado, 20 de novembro de 2021

Prefeitura de Barbalha realiza mais de 100 atendimentos em I Cras Itinerante do município

 
A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizou o I CRAS ITINERANTE no município nesta sexta-feira (19), no salão paroquial e praça da Capela Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Malvinas. A ação teve início às 9h e prestou mais de 100 atendimentos ao longo do dia, com serviços de Saúde, Bolsa Família / CadÚnico, Ceará CRED, Orientações Sociais – Creas, Conselho Tutelar, Benefícios Eventuais, Programa Mais Infância, Atendimento Psicológico e corte de cabelo.    

“Achei a coisa melhor do mundo ter aqui pertinho, porque tenho um problema nas pernas e ia ter que me deslocar até o centro de Barbalha. Hoje já fiz meu cadastro único aqui mesmo”, conta a moradora do bairro, Cícera Maria Soares. Para Francisca dos Santos, também residente do bairro, a ação itinerante é uma facilidade para ajudar as mães. “Já estou há meses tentando atualizar o bolsa família e nunca conseguia porque tenho duas crianças e não tenho com quem deixar. Mas hoje deu certo aqui bem pertinho e foi bem rápido”, disse.   

Além dos atendimentos, equipes de agentes comunitários, por meio do Programa Mais Infância realizaram visitas domiciliares com o intuito de divulgar e acompanhar as famílias assistidas. Outra ação importante em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) foi o I Circuito de Palestras sobre Violência Doméstica, que levou às mulheres o conhecimento sobre os tipos de violência existentes e as formas de procurar ajuda no município.  

Para contribuir com a qualidade dos atendimentos, a STDS instalou no local um espaço infantil, com atividades lúdicas, como a contação de histórias com a poeta e cordelista Lindicássia Nascimento, e oficinas de colorir para as crianças que acompanhavam os pais. 

Continuidade do CRAS ITINERANTE 

O CRAS ITINERANTE é uma ação da STDS que busca aproximar a população dos serviços ofertados pela Prefeitura Municipal, fortalecer vínculos e proporcionar mais comodidade no atendimento de pessoas vulneráveis ou com comorbidades.  

A próxima ação já tem data marcada para 26 de novembro, no sítio Santana e adjacências. O Secretário da pasta, Sandoval Barreto, ressalta com isso “a importância da assistência social e do compromisso da secretaria em sair da sua zona de conforto com esse novo formato para ir diretamente à população e atender os direitos da população”.  

Últimas notícias