Banner_head governo do estado

Banner_head camara fortaleza

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Semana do Bebê: Secretaria de Saúde de Barbalha realiza encontro sobre Aleitamento Materno


 A Secretaria de Saúde de Barbalha realizou nesta terça-feira, 29, o Encontro com Mães do Programa de Aleitamento Materno, que está incluso na Programação da Semana do Bebe. A roda de conversa contou com a participação do Dr. Cícero Cruz, professor em pediatria da Famed-Ufca e coordenador da residência médica em pediatria e médico do CED.

A ação aconteceu no Centro de Diagnóstico Joaquim Cruz – CED, no turno da tarde, com a realização de uma roda de conversa em que as mães puderam tirar dúvidas e serem orientadas sobre os vários aspectos que envolvem o processo de amamentação de seus bebês.

As mães também receberam orientações sobre como a dieta alimentar pode interferir na amamentação e no bebê, como refrigerantes, cafés e outras bebidas, como também outros alimentos que, se ingeridos pela mãe, podem ocasionar, por exemplo, desconfortos, como cólicas.

Para o Dr. Cícero Cruz é sempre uma alegria falar em aleitamento materno. “Quero enfatizar que esse é um programa extremamente importante que visa a proteção e o apoio para o aleitamento. Nosso foco é dar suporte à essas mães para que elas entendam a importância do aleitamento e que acreditem que tem potencial para alimentar seus bebês exclusivamente com leite materno até o sexto mês de vida dos seus filhos”, disse.

Bebês fortes e saudáveis 

Bebês que mamam raramente adoecem, pois ficam cada vez mais fortes e saudáveis devido aos nutrientes que estão no leite materno. No entanto, algumas mães sentem um pouco de dificuldades na primeira semana pós parto por causa do colostro, que nada mais é que o próprio leite ajustado às necessidades do recém-nascido e da mãe, que estão aprendendo a mamar e amamentar.

Sua duração é de aproximadamente 3 dias. Nesse primeiro momento, o leite é mais concentrado, contendo uma série de nutrientes essenciais e de ação específica para o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê.

O programa orienta as mães para passarem por essa fase com mais tranquilidade, sendo informadas que, quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido e em pouco tempo, tanto o fluxo de leite, como a saciedade do bebê aumentam.

Barbalha possui profissionais capacitados para este tema

Participaram do evento médicos em formação que acompanharam a roda de conversa. O Dr. Cícero Cruz lembrou que os novos profissionais que buscam se especializar na área do aleitamento e pediatria possuem formação cada vez mais humanizada, que reflete no cuidado com as crianças.

A Coordenadora do CED, Cintia Bezerra, destacou que Barbalha é uma cidade privilegiada, pois possui profissionais habilitados e competentes e dedicados para acompanhar as mães através do Sus.

Últimas notícias