quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Ceart Intinerante chega a Barbalha com oficinas e consultorias gratuitas


 A Prefeitura de Barbalha, através da Secretaria de Cultura e Turismo, recebe o CeArt Itinerante, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A ação que transita na região do Cariri traz à Barbalha, nesta quinta (25) e sexta-feira (26), uma série de oficinas gratuitas voltadas ao artesanato em fibra vegetal, crochê e xilogravura.


O caminhão do CeArt Itinerante ficará estacionado na frente da Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, onde ocorrerão as oficinas ministradas por artesãos profissionais de Barbalha vinculados à Ceart. As oficinas são abertas ao público geral com ênfase nos produtores do artesanato local.


Serão disponibilizadas 20 vagas por oficina e a inscrição é feita presencialmente a partir das 9h da quinta-feira, o mesmo vale para a sexta-feira. Ainda serão realizados cadastramento e renovação de identidade artesanal, consultoria e assessoramento, certificação de produtos artesanais e credenciamento de artesãos.


A região do Cariri é um dos principais polos de artesanato do Estado, e Barbalha conta com 373 artesãos e uma associação cadastrada no Ceart, sendo o crochê e a fibra da bananeira as principais tipologias locais. A Ceart está com edital aberto e prorrogado até 10 de dezembro para aqueles artesãos que desejam ser fornecedores de peças para uma das cinco lojas físicas da rede e loja online, além de participar de eventos e feiras como o CeArt Itinerante.


Abaixo a programação completa:

25/11 – Quinta-feira:

9h – Abertura do evento e começo das atividades;

9h às 18h – Cadastro e renovação de carteiras artesanais, certificação de produtos e orientações sobre as carteiras e atividades CEART;


10h – Oficina CEART – Fibras vegetais/Trançado;

11h – Oficina SEBRAE – Marketing Digital;

16h – Oficina CEART – Fios e tecidos/Crochê.

26/11 – Sexta-feira:

9h – Começo das atividades;

9h às 18h – Cadastro e renovação de carteiras artesanais, certificação de produtos e orientações sobre as carteiras e atividades CEART;

10h – Oficina CEART – Fibras vegetais/Trançado;

16h – Oficina CEART – Madeira/Xilogravura.

Últimas notícias