segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Crato retoma ponto de apoio da Saúde no Assentamento 10 de Abril


A saúde é primordial em Crato. A partir de diálogo e parceria fortalecido entre a administração municipal e a comunidade do Assentamento 10 de abril, a equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde de Monte Alverne deu início aos atendimentos no ponto de apoio da localidade.

"Esse é um importante avanço para a atenção básica do município, que tem cada vez mais buscado aproximar os serviços e ações da saúde dos seus usuários, evitando que os mesmos enfrentem longos trajetos até chegar ao posto de saúde, o que amplia o acesso a população e uma maior efetividade de assistência na área", comenta a gerente de Célula da Atenção Básica, Janaína Norões.

A Atenção Básica é o primeiro ponto de atenção à saúde e a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação possibilita um outro avanço importante, conforme destaca Janaína. "Está relacionado a identificação, pelos profissionais, das reais necessidades em saúde dessa população, tendo em vista que estão atendendo no seu espaço de moradia, o que os aproxima das vulnerabilidades e agravos mais persistentes, podendo assim intervir de modo mais eficaz, em loco".

O atendimento na própria comunidade é importante, segundo o representante da Associação, José Antônio, porque aproxima e gera uma relação de confiança entre profissionais e usuários. "Muitas pessoas não têm a garantia de um deslocamento; as mães com crianças pequenas, por exemplo, têm mais dificuldade; e a equipe vindo aqui é algo mais favorável para comunidade e fortalece o núcleo familiar, crianças, idosos, jovens, mulheres", afirmou.

O agricultor José Antônio, de 63 anos, aprovou a iniciativa. "Muito bom esse atendimento. A gente precisa se cuidar e sendo aqui é melhor para nós. Só não gostei porque o médico retirou o meu cafezinho, por causa do açúcar, sabe? Mas se é para minha saúde, não tomo mais".

O ponto de apoio do Assentamento 10 de Abril atenderá 59 famílias, que totaliza cerca de 200 pessoas. No primeiro dia de atendimento, foram realizadas consultas médica e de enfermagem, com a entrega de medicação, para todos os públicos; e os agentes de saúde também realizaram cadastro no "Crato cuidando de você".

Últimas notícias