sábado, 13 de novembro de 2021

Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha, é inaugurado para fomentar turismo e educação ambiental no Cariri


O Governo do Ceará inaugurou, na manhã deste sábado (13), o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, equipamento importante para a educação e pesquisa ambiental, bem como o turismo sustentável na região do Cariri. Instalado em Barbalha, no distrito de Caldas, o espaço conta com teleférico, Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, café cultural, Borboletário do Cariri e vista privilegiada da região. O investimento total foi de R$ 13,8 milhões. Participaram da inauguração o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, o secretário estadual de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, o prefeito Guilherme Saraiva e diversas autoridades da região.

O governador Camilo Santana destacou o potencial da região a ser explorado com a mescla de equipamentos estruturantes e riquezas naturais. "Temos a primeira unidade de conservação criada no país, que é a Floresta Nacional do Araripe. Temos um patrimônio cultural e científico muito forte. Aqui não é só um teleférico, temos também um Centro de Interpretação, café cultural e um borboletário. Estamos apostando em uma grande vocação", disse. Nesse primeiro mês a viagem no teleférico vai ser gratuita. O governador afirmou que, depois da operação assistida, o equipamento permanecerá sem cobrança para os moradores do Caldas. 

O chefe do Executivo estadual enalteceu o trabalho feito na região para fomentar novas oportunidades de emprego e renda para a população. "Aqui, nessa vila, foi feito saneamento e calçamento para deixar atrativo para as pessoas visitarem. Quando isso tudo funciona tem mais pousadas, restaurantes, comércio e movimento de pessoas. Isso significa emprego, que é o que estamos precisando. Sonhei muito com esse teleférico. Não por sonho pessoal, mas por acreditar que essa aqui vai ser uma grande vocação para ajudar a região, o turismo e as pessoas aqui do Caldas", destacou Camilo. 

A obra envolveu a recuperação e reforma de um prédio histórico no Caldas, a construção de uma linha de teleférico com duas estações (Bom Jesus e Mirante do Cruzeiro), a passarela de acesso e a plataforma do mirante. O percurso de 544 metros entre um estação e outra será feito em oito minutos. Ao todo, serão 34 cadeiras com três assentos levando os visitantes da sede do distrito ao alto da Chapada do Araripe. Seis torres de 11 a 16 metros dão sustentação à estrutura do teleférico. O Complexo será administrado, inicialmente, pelo Instituto Dragão do Mar, que ficará responsável por realizar um trabalho de educação ambiental e patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas, visitas guiadas e a operação do teleférico, além de outras atividades.

Guilherme Saraiva comemorou a concretização do projeto pensado há cerca de duas décadas por Camilo Santana e reforçou que a Prefeitura vai trabalhar para garantir a estrutura necessária para que seja dado prosseguimento ao desenvolvimento sustentável local. "Depois de 19 anos dessa ideia iniciada pelo nosso governador, quando ainda era secretário do Ibama, estamos aqui inaugurando. Não é um simples teleférico, mas a representação que isso vai ter, não só para Barbalha, mas para o turismo da região. Isso vai agregar muito ao turismo. Podem contar com o município para que a gente melhore mais ainda esse distrito", enfatizou o prefeito.

Últimas notícias