sexta-feira, 3 de junho de 2022

Programa Equipe Nota 10 é destaque no primeiro dia do XIX Congresso dos Cosems/CE, aberto em Crato

 

Desde a implantação do Programa de Avaliação e Certificação Municipal da Atenção Primária, em 2018, em Crato, o município tem observado uma evolução positiva nos indicadores e no atendimento prestado pelas equipes da Saúde da Família à população.

O Equipe Nota 10, como o programa é mais conhecido, foi apresentado e destacado na Mostra Ceará aqui tem SUS do XIX Congresso dos Cosems/CE, que acontece no Crato até o próximo sábado, 4. Além da experiência cratense, outros nove municípios apresentaram seus projetos exitosos. Os 10 foram escolhidos entre 182 inscritos em todo o Ceará.

"Observamos avanços significativos em vários indicadores e, durante as três edições, verificamos a tendência de horizontalizar os resultados e as experiências de cada equipe, para que elas continuem avançando e melhorando o serviço de saúde ofertado à população", comentou a secretária adjunta, Milenna Alencar, durante a apresentação.

Durante todo o ano, os profissionais da Estratégia da Saúde da Família são estimulados, acompanhados e avaliados com indicadores da Saúde e também por meio de uma pesquisa de opinião junto aos usuários do Sistema Único de Saúde. Àquela equipe e profissional que obtiver a melhor nota, recebe uma premiação em dinheiro.

Na edição 2021, as equipes contempladas com a premiação, receberam prêmio em dinheiro de acordo com a colocação: 1º lugar - 100% do salário base mensal para cada servidor; 2º lugar - 50% do salário base mensal para cada servidor; e 3º lugar, 30% do salário base mensal para cada servidor.

Programação

Além das experiências municipais, os congressistas conheceram a experiência da Opas no enfrentamento à Covid-19; também tiveram acesso à pesquisa nacional sobre cobertura vacinal; e puderam discutir sobre a Governança tripartite na integração da Atenção Primária, tema principal do encontro.

Nesta sexta-feira, 3, às 8h, acontece a segunda mesa temática "Elementos fundamentais para a integração das políticas de Saúde na Atenção Primária à Saúde", com Rodrigo Buarque, presidente do Cosems/AL e Jurandi Frutuoso, secretário Executivo do Conass.

Às 10h30, tem início a mesa "Estratégias Factíveis para integrar: experiências que deram certo", com Cristiane Pantaleão, vice-presidente do Conasems. A quarta mesa "Integração dos serviços da APS na rede de atenção à Saúde" inicia às 14h, com os palestrantes Renata Costa, diretora do Departamento de Saúde da Família/MS, e Hisham Hamida, diretor do Conasems.

Por fim, às 18h, será apresentada a atuação dos vice-presidente na nova estrutura de regionalização, com a fala de vários vice-presidentes do Cosems/CE.


Últimas notícias