sexta-feira, 10 de junho de 2022

Governadora Izolda Cela empossa dez novos procuradores do Estado do Ceará


Dez novos procuradores empossados pela governadora Izolda Cela na manhã desta sexta-feira (10). A solenidade foi realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e contou com as presenças da procuradora-geral do Estado, Camily Cruz, familiares dos empossados e outras autoridades.

Ao dar as boas-vindas, a governadora Izolda Cela destacou a relevância do papel que os profissionais vão desempenhar. “Os procuradores são acolhidos com muita alegria e expectativa positiva. A Procuradoria Geral do Estado tem um regime de trabalho muito intenso em diversas frentes, representando o Estado judicialmente, mas também defendendo o Estado, numa transversalidade com todos os setores para garantir a segurança jurídica dos atos que são praticados pelo Governo do Ceará. Esse foi um concurso com cotas para pessoas com deficiência e também para pessoas negras. Com isso, nós qualificamos essa entrada, tornando mais inclusiva, e isso vem para o bem não só das pessoas que são contempladas com esse direitos, mas vem para o bem da instituição e sociedade”, afirmou.

Os novos procuradores foram aprovados em concurso público iniciado em outubro de 2021, com a publicação do edital em Diário Oficial, e encerrado em maio de 2022, com a divulgação do resultado final. Sete vagas foram ocupadas por candidatos de ampla concorrência, uma por candidata que se declarou com deficiência e duas por aprovados com autodeclaração de candidatos negros, cumprindo as cotas previstas no edital. Esse foi o primeiro concurso para a PGE-CE com base na Lei de Cotas. O certame anterior empossou procuradores em 2008.

“Não é uma vitória somente dos candidatos, é uma vitória das famílias. Eu fui uma vitória para minha família [em 2008]. É um concurso extremamente difícil. A PGE é conhecida por ser um corpo seleto de profissionais capacitados. A PGE perpassa todas as políticas públicas, defendendo o interesse dos gestores, da sociedade e do Estado Democrático de Direito”, ressaltou Camily Cruz, procuradora-geral do Estado.

Presentes

Também participaram da solenidade o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; os secretários de Estado Sandro Caron, da Segurança Pública e Defesa Social, Fernanda Pacobahyba, da Fazenda do Ceará, e Flávio Jucá, secretário-executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais da Casa Civil; o presidente Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; o presidente da seccional do Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil, Erinaldo Dantas; o secretário-geral da Ministério Público do Ceará, Hugo Mendonça; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdomiro Távora; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, Vicente Braga; a secretária-executiva da Defensoria Pública, Flávia Maria de Andrade; e outras autoridades.

Últimas notícias