segunda-feira, 6 de junho de 2022

Aberta oficialmente a Semana do Meio Ambiente do Crato, que segue até dia 12 de junho

 

A celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente e dos 14 anos de criação do Parque Estadual do Sítio Fundão foi realizada na manhã nublada deste domingo, 5, em meio ao sopé da Chapada do Araripe, em Crato. Com apresentação da banda cabaçal mais que centenária dos irmãos Aniceto, foi aberta oficialmente a Semana do Meio Ambiente - Semeia 2022, com o tema "Nascentes Preservadas, Água Garantida". que acontece com diversas ações até o proximondia 12 de junho. O evento foi aberto pelo Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, George Borges, o Secretário Adjunto da pasta, Stephenson Ramalho, o Chefe do ICMBIO, Carlos Augusto de Alencar e contou com a representação do grupo de Escoteiros. Fique atento à programação durante a semana no site da Prefeitura e nas redes sociais oficiais.

O município do Crato é detentor das principais fontes de água da Bacia Sedimentar do Araripe. Ao todo, cerca de 250 fontes jorram na Chapada do Araripe drenando a região do Cariri. Desse total, 76 fontes são encontradas no Crato. A mais importante delas, a fonte da Batateira. Por tanta riqueza, o município é chamado de "oásis do Cariri".

Nesta segunda-feira, 6, às 8h30, será realizado o plantio de mudas de espécies nativas para recuperação de mata ciliar do riacho da matinha, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante.

Importância da Semana

A Semeia 2022 é uma realização da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, com apoio do projeto Agente Jovem Ambiental (AJA); ICMBIO, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Parque Estadual Sítio Fundão, Geopark Araripe, Sítio Barreiras, SAAEC, Serviço Social do Comércio (SESC Crato), Universidade Regional do Cariri, ONG Biodiverse, TV Natureza, ACAFA e Centro Educacional Tia Belinha e demais secretarias municipais do Crato.

O chefe do ICMBIO, Carlos Augusto de Alencar Pinheiro, esteve representando o órgão na abertura, e destacou que para frear o processo de mudanças climáticas há a necessidade de começar a transformação na sociedade. Hoje para ele, é um momento de reflexão num dos parques mais importantes na região. "Nessa vontade de mudança para melhor", completou.

O adjunto do Urbanismo e Meio Ambiente, Stephenson Ramalho, ressaltou a participação de todos os envolvidos na programação, destacando também a participação da Cultura do Município. Para ele, o propósito do parque é atender uma sociedade e interagir. Ele parabenizou a importância do parque e disse que essa semana é um momento de se refletir sobre a água. "E vai desde à energia solar, à lenha. Durante toda a semana serão realizados debates, discussões, sobre essa busca do meio ambiente equilibrado", afirma.

Stephenson Ramalho ainda salientou o apoio aos projetos relacionados ao meio ambiente de forma irrestrita pela administração, através do prefeito municipal, Zé Ailton Brasil. A Secretaria estará desenvolvendo projetos relacionados à energia solar nas diversas repartições públicas.

O Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, George Borges, agradeceu a todos que compareceram e estão desenvolvendo os trabalhos relacionados ao meio ambiente, durante A semana.


Últimas notícias