segunda-feira, 1 de novembro de 2021

XIV Expofam é a primeira feira oficial no Parque de Exposições, desde o início da pandemia

 
O Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti voltou a sediar uma feira oficial depois de um ano e sete meses de medidas de isolamento social, por causa da pandemia de coronavírus. Na última sexta-feira, 29, foi aberta a XIV Exposição de Produtos da Economia Solidária de Base Familiar do Cariri (Expofam), que reúne artesãos e agricultores familiares em uma programação voltada ao fortalecimento de suas atividades. O evento foi realizado até domingo, 31, e conta com o funcionamento do engenho de cana-de-açúcar e a casa de farinha.

O Vice-prefeito do Crato, André Barreto, esteve na abertura do evento representando o Prefeito, Zé Ailton Brasil, acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Carlos Freires. Em sua fala, André destacou a importância da retomada responsável e gradual das atividades sociais. "Essa Expofam é muito simbólica para todos nós, representa a retomada, após um longo período de pandemia das atividades coletivas aqui no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. Esta é a primeira feira oficial, após o 18 de março de 2020, a ser realizada aqui", disse.

O agricultor e organizador da XIV Expofam, Expedito Guedes, apresentou a ideia da organização do evento de além de expor produtos, contribuir com a formação e troca de experiência entre os participantes. "Gostaria de enaltecer a importância da economia solidária para fortalecer a economia do município. Pois a riqueza gerada por esse trabalho fica no próprio município. Nesta edição também queremos promover a troca de saberes é experiência do homem do campo", afirma.

A abertura do evento também contou com a apresentação da banda cabaçal dos Irmãos Aniceto. A previsão é que centenas de pessoas circulem pela feira durante o evento tendo acesso a produção de base familiar, comidas típicas, artesanato e confecção, além de ver de perto o funcionamento da Casa de Farinha e do Engenho, que preparam em tempo real, alimentos tradicionais da nossa região.

A Feia contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, a Secretaria de Cultura e Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente. No final de semana, momentos como o café com cultura, Círculo de Cultura Paulo Freire, a Rede de Semestres Crioulas estiveram na programação.

Atrativos no parque como a Casa de Farinha e Engenho de Cana chamaram bastante a atenção do público que foi ao local, neste final de semana.

Últimas notícias