domingo, 14 de novembro de 2021

Documentário homenageia Ednardo na Mostra Sesc Cariri de Culturas


No último dia da Mostra Sesc Cariri, estreia o documentário “Ednardo - Conectames: Canções & Caminhos”, uma homenagem do Sistema Fecomércio Ceará ao cantor e compositor Ednardo. Conduzido pela atriz e cantora Joana Limaverde, o média-metragem revela habilidades do cantor como artista plástico, e suas novas canções, ainda em processo de finalização, com a produção assinada por Daniel Limaverde. As músicas farão parte do novo EP, e em breve será disponibilizado aos fãs do compositor, que já aguardam ansiosos. Depoimentos emocionantes de vários artistas e amigos permeiam a linha do tempo de sua história.

Ednardo, que assina o roteiro, apresenta o conceito “Conectames”, junção da palavra “conect” ao sufixo “ames” com a proposta de criar e comunicar nas diversas formas de expressão humana e artística, que é um dos caminhos de sua canção. Afeito ao sentimento de coletividade, ele fala através da linha do tempo de sua carreira sobre o Pessoal do Ceará, Massafeira e do show dos 40 anos de carreira que gerou um DVD, com a participação de vários artistas.

O cantor e compositor revela para o espectador sua faceta de artista plástico, entre pincéis, tintas e telas eletrônicas. Entre desenhos e pinturas, conta sua relação com a arte desde a adolescência e como esse interesse se mesclou com sua música.

No ano de 2022, Ednardo faz 50 anos de carreira e lança canções inéditas. Uma delas é a música “De Areia e Vento”, parceria com a amiga Tânia Cabral, e a outra é um “achado", a canção “BIP BIP'', escrita em parceria com Belchior em 1972. O EP, aguardado pelos fãs, tem a produção artística e concepção da arquitetura sonora de Daniel Limaverde, que atua na área musical e na produção de podcasts, filho de Ednardo. Daniel conta neste vídeo sobre o desenvolvimento deste trabalho.

Vários depoimentos de artistas parceiros e amigos queridos pontuam as falas de Ednardo, demonstrando a importância do artista e de sua obra, lembrando de fatos marcantes ao lado dele.

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, ressalta a importância de Ednardo para a cultura do estado:  "Creio que nunca houve uma voz que cantou tão bem o Ceará para todo o mundo, músicas que são referências e verdadeiros hinos. Para todo cearense, Ednardo não cantou apenas as dunas brancas ou o sertão florindo, ele cantou o jeito de ser cearense de uma forma humana e universal".

Ednardo espalha sua música e poesia pelo mundo. E traz consigo a marca da cearensidade, a mesma que faz de sua obra universal.

Realizado pela produtora Brazilbizz Music, com a direção de Maira Sales, idealizadora da proposta, conta com a direção de imagens e edição de Clezer Sales da Cuatro Movimento & Arte, e uma equipe de profissionais que garantiram belíssimas imagens captadas em locações especiais em Fortaleza, como o Passeio Público, no Cantinho Barba Café e cenários montados no estúdio da Cuatro. João André assina a direção de fotografia e edição, contando com a assistência de Jean Carlos, Miguel Jandson como operador de áudio, Leandro Freitas no comando do drone e efeitos visuais de Leo Cazumbá. Na produção executiva Maira Sales e Mona Gadelha, e Cris Castro na produção. O trabalho contou também com o talento de jovens profissionais que vem despontando no mercado do cinema cearense, como Lila Almeida, na assistência de direção; Clara Gomes e Lila Almeida na direção de arte; e as maquiadoras Isabel Reis e Renate Coelho.

FICHA TÉCNICA

Ednardo - Conectames: Canções & Caminhos | Um vídeo em homenagem ao artista.

Artista:  Ednardo

Convidado Especial:  Daniel Limaverde

Âncora:  Joana Limaverde

Direção: Maira Sales

Assistência de Direção: Lila Almeida

Roteiro: Ednardo Sousa

Jornalista Responsável: Mona Gadelha

Produção Executiva: Mona Gadelha e Maira Sales

Produção: Maira Sales e Cris Castro

Maquiadoras: Isabel Reis e Renate Coelho

Direção de Arte: Clara Gomes e Lila Almeida

Direção de Imagem: Clezer Sales

Direção de Fotografia: João André Rezende

Assistentes e Operador de Áudio: Jean Carlos e Miguel Jansson

Operador do Drone: Leandro Freitas

Efeitos Visuais: Leo Cazumbá

Edição: Clezer Sales e  João André

Realização: Sistema Fecomércio  Ceará e Brazilbizz Comunicação & Cultura

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Sistema Fecomércio Ceará

Sesc Ceará

Aura Edições Musicais

Banco do Nordeste

Brazilbizz Comunicação & Cultura

Café Passeio

Últimas notícias