segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Crato ganha o Museu Orgânico Casa de Telma Saraiva, inaugurado no último sábado

 
Inaugurado em Crato durante a Mostra SESC Cariri de Culturas, o Museu Orgânico Casa de Telma Saraiva, o primeiro com homenagem póstuma no Estado, dedicado a uma das mais importantes fotopintoras e fotógrafas do Cariri. Trata-se de uma homenagem que preserva e eterniza a importância da artista, precursora na arte da fotografia pintada à mão desde a década de 40 na cidade do Crato. A abertura aconteceu no último sábado, na casa onde morava a artista e fotógrafa, na rua Tristão Gonçalves, no Centro da cidade.

O projeto é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, SESC, e contou com a presença da diretoria das instituições. Também estiveram presentes na inauguração, o vice-prefeito do Crato, André Barreto, representando na ocasião o prefeito Zé Ailton Brasil, e o Secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas.

O Espaço conta com um rico acervo de obras, instrumentos de trabalho e pertences pessoais da artista que conta uma história de mais de 100 anos de fotografia no Cariri. Além do material já conhecido das pessoas que frequentavam a casa, o público também irá conhecer objetos inéditos de bastidores como laboratório de negativos, vários tipos de câmeras e entre elas a primeira câmera utilizada pelo pai de Telma no início do século XX.

Últimas notícias