terça-feira, 16 de novembro de 2021

CAPSi de Barbalha inicia atividades alusivas ao mês da Consciência Negra


 O Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSi, equipamento gerido pela Secretaria de Saúde de Barbalha, deu início na última sexta-feira, 12, às atividades alusivas ao mês da Consciência Negra.

As atividades envolveram crianças e seus familiares. Na oportunidade, foram realizadas dinâmicas e palestras com temáticas voltadas para o reconhecimento e a valorização da pessoa e da cultura negra. O momento foi articulado pela assistente social Solange Oliveira Ferreira, a Coordenadora Anne Jobênia e Mônica Alves Monteiro que também proferiu a palestra.

De acordo com o coordenador da Rede de Saúde Mental de Barbalha, Tiago Figueiredo , é necessário que as pessoas ocupem os espaços a que elas têm direito, inclusive na saúde mental, para debates e empoderamento. “Foi em um clima de falas potentes e significativas que mães e adolescentes ocuparam o seu lugar de direito. A luta para uma sociedade sem preconceito e sem racismo é urgente!”, destacou o coordenador.

Ainda segundo Tiago Figueiredo, outras ações estão sendo articuladas, uma delas, inclusive, com a participação da professora universitária e ativista, Zuleide Queiroz. A ideia é que seja on-line e aberto para que mais pessoas possam participar.


Reconhecimento e empoderamento

As atividades realizadas de forma interativa permitiram reflexões acerca do papel da pessoa negra na sociedade. Os relatos, durante a atividade presencial e as discussões pós evento em grupos do whatsapp em que participam famílias atendidas pelo Caps Infantil, abriram espaço para reflexões acerca de preconceitos vividos por suas crianças e adolescentes em diversos aspectos e situações do cotidiano e como eles podem ser combatidos.

Últimas notícias