terça-feira, 23 de novembro de 2021

Capacitação é realizada na I Semana de Combate à LGBTFobia do Crato

 
Em seu segundo dia de programação, a 1ª Semana Municipal de Combate a LGBTFobia promoveu na segunda-feira, 22, no auditório do Geopark, a capacitação da rede socioassistencial em educação e direitos humanos para promoção da cidadania da população LGBT+.

Durante o momento, o representante da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT do Ceará, Narciso Júnior, ressaltou a importância da discussão no que diz respeito ao fortalecimento desse laço junto ao Município e ao movimento social LGBT. "O nosso compromisso é trazer essa formação aos agentes públicos, para que todos façam uma reflexão acerca desse público, dessa temática", disse.

Em sua fala, a secretária de Desenvolvimento Social do Crato, Ticiana Cândido, agradeceu a parceria e a participação do público, e destacou que essa semana é necessário que seja feita uma avaliação de como está sendo realizado a acolhida e o acompanhamento dessa rede socioassistencial. "Precisamos refletir a forma como está sendo feita a acolhida desse público que é tão diverso".

Na capacitação, foram tratados diversos assuntos relacionados a esse público, entre elas, a apresentação do Projeto Assistência Social é de TODES; a importância do diálogo em e para os direitos humanos na promoção da cidadania e defesa da população LGBT+; Marcos Legais: resoluções, leis e decretos do estado do Ceará que garantem a cidadania e os direitos humanos desse público; o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o enfrentamento às LGBTFOBIAS; e orientações para acolher, encaminhar e coibir a revitimização na Rede de Proteção.

O momento contou também com a participação do fundador e presidente de honra da ADACHO, André Lacerda; da Orientadora da Célula de Programas e Projetos para LGBT, Samylla de Oliveira; e de Silvinha Cavalleire, do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues. Teve ainda a presença da secretária de Saúde, Marina Feitosa; do secretário de Esporte e Juventude, Henrily Rener; de representantes da Secretaria de Educação; e da equipe da rede de assistência social do município.

Últimas notícias