sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Câmara de Juazeiro recebe denúncias contra comando da Guarda Civil do município


A Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte recebeu, na sessão desta quinta-feira, 11, alguns guardas municipais que relataram estar sofrendo ameaças por parte do comandante da corporação, Jozimar dos Santos.

O guarda Damião Granjeiro usou a Tribuna e disse estar havendo ameaças e assédio moral contra alguns servidores. Ele contou que foi chamado ao escritório do comandante após ter divulgado um vídeo em que fazia uma denúncia de mau uso de um veículo e teria sido ameaçado por ele, dizendo que haveria punições. Damião contou, ainda, que no encontro reservado, o comandante teria, inclusive, proibido que ele entrasse na sala com o celular. "Ele não fala com os guardas, ele ameaça, muitos estão com medo até de ir na sede da corporação," ressaltou.

Damião também denunciou que a guarda está sem estrutura de trabalho e que o município anunciou um gasto de mais de R$ 500 mil para uma empresa prestar treinamento para estagiários para a Guarda. Ele considera que o montante poderia ser empregado na melhoria da estrutura para os profissionais.

Vários vereadores se pronunciaram sobre o fato. O vereador Janu alertou que estão tirando alguns guardas das escalas das horas extras, como punição por reclamarem do comando.  

O vereador Adauto Araújo disse já ter ouvido muitas reclamações sobre a guarda, e o vereador Nivaldo Cabral questionou se o comandante cumpriria os requisitos para preencher o cargo.

O vice-presidente Capitão Vieira disse que todas as informações são muito graves e que o guarda ameaçado deveria ter dado voz de prisão ao comandante ao ser intimidado e ameaçado. Vieira afirma que a gestão tem agido com perseguição e que os denunciantes sofrerão medidas restritivas. "Tudo precisa ser apurado e tenho certeza que o Ministério Público ouviu as denúncias relatadas, e vai agir", declarou Capitão Vieira.

O comando da guarda não foi localizado pra falar sobre as denúncias.

(As informações são da assessoria de imprensa)

Últimas notícias