Banner_head Governo do Estado

Banner_head camara fortaleza

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Setembro Amarelo: Evandro Leitão anuncia em live programação da Assembleia para o mês de prevenção ao suicídio


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, anunciou nesta quarta-feira (01/09), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o início da campanha Setembro Amarelo no Parlamento Estadual. Ao longo do mês, a Casa realizará uma série de atividades com o objetivo de levar mais informações sobre saúde mental e prevenção ao suicídio na capital e no interior.  

Parlamentares e servidores vão integrar ações para fortalecer o cuidado preventivo junto à população, como solenidades, seminários virtuais, panfletagem e plantões de atendimento especializado. Uma cartilha foi elaborada para a realização de oficina com adolescentes de escolas públicas do interior do Estado. Serão visitados os municípios de Quixadá, Caucaia, Baturité, Sobral, Maracanaú, Aracati, Aquiraz, Horizonte, Cascavel e Fortaleza.

Evandro Leitão destacou ainda na live que, a cada ano, o Parlamento Estadual tem se dedicado mais na elaboração de políticas voltadas à pauta da saúde mental da população. “Aqui na Assembleia Legislativa, iniciamos o debate sobre o tema desde 2019, com a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, que tive a honra de sugerir a criação e presidir. Em março deste ano, inauguramos o Núcleo de Saúde Mental, na Casa, e em maio aprovamos o projeto que institui o Fundo Estadual em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio”, detalhou.


O Setembro Amarelo é uma iniciativa direcionada à prevenção do suicídio de envolvimento internacional, com o objetivo de oferecer intervenção preventiva a grupos vulneráveis com amparo e conscientização de jovens e adolescentes acerca da luta contra o suicídio e a defesa dos cuidados relacionados à saúde mental. 

A mobilização na Assembleia - realizada pelo Núcleo de Saúde Mental, Núcleo de Práticas Sistêmicas Restaurativas, Núcleo de Mediação e Gestão de Conflitos, Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, Célula de Psicologia e Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) - tem o intuito de oferecer estratégias para o reconhecimento de emoções, autocuidado, prevenção à autolesão, comunicação não violenta, formas de solicitar ajuda e possibilidades de atendimento.

Últimas notícias