terça-feira, 28 de setembro de 2021

Lei Estadual concede atendimento prioritário à pessoa com fibromialgia


Mais um projeto do deputado Nelinho Freitas (PSDB), foi sancionado pelo governador Camilo Santana. A proposta consiste em conceder atendimento prioritário à pessoa com fibromialgia nos estabelecimentos de saúde. A fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores pelo corpo todo, durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Além da dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

É uma síndrome que acomete mais pessoas do sexo feminino; de cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Infelizmente, ainda não se sabe uma explicação sobre isso. A idade de início dos sintomas e diagnóstico é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

A dor da fibromialgia causa intenso sofrimento físico e emocional, trazendo grande prejuízo na qualidade de vida do portador. O projeto visa minimizar o sofrimento destas pessoas, incluindo-as nas filas preferenciais, já destinadas também aos idosos, gestantes e deficientes.

Últimas notícias