terça-feira, 28 de setembro de 2021

Educação Ambiental é o tema do último seminário temático do Pacto pelo Saneamento


O Pacto pelo Saneamento Básico, iniciativa do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, realiza, nos próximos dias 29 e 30 de setembro, o seminário “Educação Ambiental para o Saneamento Básico”. O encontro acontece de forma virtual, pela plataforma Zoom, a partir das 14h, para os participantes do pacto.

Na quarta-feira (29/09), o tema “Capacitação em Educação Ambiental para o Saneamento Básico” será debatido por Nájila Cabral, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e pelos convidados Luis Salvatore, representante do Instituto Brasil Solidário de São Paulo; Fernanda Diniz, representante da Escola de Gestão Pública da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, e Cleilson Coutinho, da Secretaria de Educação do Estado, tendo como moderador o representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Sérgio Mota. Serão compartilhadas experiências exitosas em capacitações em Educação Ambiental, abordando aspectos metodológicos de sua construção, seus desafios e os resultados alcançados.

Já na quinta-feira (30/09), será abordado o tema “Redes de Educação Ambiental” pelo debatedor da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Sérgio Mota, com participação de Jaqueline Guerreiro, da Rede Brasileira de Educação Ambiental do Rio de Janeiro; Marcos Alberto Vieira, do Instituto Federal de Educação do Estado, e Zanna Matos, da Rede Brasileira de Educação Ambiental da Bahia. Os palestrantes irão subsidiar a implementação da Rede Cearense de Educação Ambiental (EA), através da apresentação de experiências exitosas em Redes de EA, abordando aspectos metodológicos de sua construção, seus desafios e os resultados alcançados.

PACTO PELO SANEAMENTO

A construção do pacto é executada em várias etapas. A primeira é a sensibilização e mobilização da sociedade para a problemática que envolve a referida política pública para o qual foi produzido o documento “Iniciando o Diálogo”, lançado em dezembro de 2019. A segunda etapa foi a elaboração de um diagnóstico da situação do saneamento básico no Estado, que resultou na publicação dos documentos “Cadernos Regionais por Bacia Hidrográfica”, em agosto de 2020, e “Cenário Atual do Saneamento Básico no Ceará”, em junho de 2021. A última fase é a de estabelecimento de estratégias, programas, projetos e metas institucionalmente pactuadas, que terá como produtos o “Plano Estratégico de Saneamento Básico” e os “Cadernos por Eixos Temáticos”.

Os seminários temáticos têm o objetivo de discutir e definir estratégias para superação dos desafios identificados na fase do diagnóstico, além de orientar a elaboração do Plano Estratégico de Saneamento Básico do Ceará. Os dados são informações e experiências exitosas, referentes a cada um dos componentes do saneamento básico.

Últimas notícias