Banner_head Governo do Estado

Banner_head camara fortaleza

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Consórcio de Resíduos Sólidos do Cariri debate processo de gestão


Mais uma importante fase de avanço pela consolidação do aterro consorciado, para resolver a problemática dos lixões na Região Metropolitana do Cariri, foi iniciado hoje, 20, com a reunião de técnicos através da Cooperação Brasil-França. Com isso, foram iniciados os debates para o processo de gestão do consórcio. Para isso, inicia a fase de debates dentro dos parâmetros do Programa de apoio ao Desenvolvimento de PPPs nos Municípios Brasileiros. A abertura dos trabalhos aconteceu no auditório do Geopark Araripe.

Segundo o Prefeito Zé Ailton Brasil, presidente do Comares, essa é uma questão relevante para o Crato e todo o Cariri. Para ele, esse momento representa um grande passo na implantação do consórcio e agradeceu a todos que fazem parte da agência francesa. Outro aspecto está relacionado, com a geração de emprego e renda, principalmente com uma organização maior dos catadores. De acordo com o presidente do consórcio, "essa é a oportunidade de colocar em prática o aterro do Cariri e possibilitar o fim dos lixões".

A técnica francesa, Jackeline Poncet, agradeceu a receptividade e destacou a importância do desenvolvimento do projeto de gestão na administração do consórcio, para atuar com o encaminhamento dos resíduos sólidos, um dos grandes problemas de qualquer sociedade. Para os técnicos, o Brasil começa a acertar o grande passo que é através do consorciamento municipal.

O modelo poderá seguir ações que já foram implementadas em municípios da França e deverão influenciar nos procedimentos do projeto voltado ao Cariri. O presidente do Comares, afirma que a partir desse momento se inicia uma fase muito importante nos avanços do consórcio para a região, inclusive com a retomada do Município de Juazeiro do Norte.

Representando o município juazeirense, esteve presente o superintendente da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju), Eraldo Oliveira. Ele garantiu todo o empenho para manter os avanços necessários na implantação do consórcio.

As discussões relacionadas ao desenvolvimento de infraestrutura e serviços públicos de competência municipal, por meio de parcerias público privadas, continuam sendo realizadas até o dia 24 de setembro, através dos módulos e mesas de debates.

Últimas notícias