sábado, 4 de maio de 2019

Prefeitura reinaugura UBS do Santo Antônio, a 9ª entregue em nove meses


O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, e o vice-prefeito, Giovanni Sampaio, reinauguraram, ontem (sexta-feira, 3), a Unidade Básica de Saúde Padre Antônio de Almeida Agra, no bairro Santo Antônio. Esta é a 9ª Unidade totalmente renovada entregue em 09 meses pela gestão municipal.

Vereadores, secretários, entre outros servidores municipais, participaram da solenidade de reinauguração junto à comunidade do bairro. Cerca de 3.200 pessoas estão sendo beneficiadas com a reestruturação da UBS, onde atende a equipe de Estratégia Saúde da Família 37 (ESF 37).

“Estamos cumprindo o que nós prometemos na campanha: cuidar do Juazeiro, cuidar das pessoas”, afirmou o prefeito Arnon, ao destacar que o equipamento já necessitava de uma reforma e de ampliação para oferecer um serviço de qualidade e para que as pessoas do bairro não precisem se deslocar para longe de suas casas em busca de resolver seus problemas de saúde. “São nove postos até agora. Mas nós haveremos de ampliar esse número, oferecendo a qualidade necessária”, completou.

A secretária da Saúde, Francimones Albuquerque, destacou as principais melhorias alcançadas com a reestruturação. “Essa unidade recebeu uma sala do NASF, espaço para recreação das crianças, farmácia climatizada. Antes só a sala do enfermeiro e do médico eram climatizadas, hoje nós temos todas as salas climatizadas. Temos sala de observação com três leitos, além de monitoramento de segurança, com sensores espalhados por todo o posto”, citou a secretária.

De acordo com a enfermeira da ESF 37, Maria das Dores Figueiredo, reivindicações antigas foram atendidas com esta reestruturação. Ela comentou que as salas eram muito quentes, com infiltrações, e que não havia nenhuma segurança. De acordo com a enfermeira, apenas no ano passado, o posto foi invadido e roubado três vezes. “É a primeira reforma que realmente veio a atender as necessidades. O posto já há muito tempo que estava necessitando de um melhoramento”, afirmou.

A dona de casa Ozineide da Silva achou a reforma muito boa. “Estava precisando. Venho com meu filho para consulta, pegar remédio, acompanhamento de puericultura. O atendimento sempre foi bom. O espaço para as crianças ficou muito bom. Meu menino quando vinha aqui brincava dentro do mato e agora tem um lugar para ele brincar”, comemorou.

O projeto da gestão municipal é readequar e reequipar as 49 UBS de Juazeiro do Norte, garantindo assim melhores condições de trabalho para os profissionais e de atendimento para a população. Está em andamento a reestruturação das UBS do Triângulo e logo será iniciada a da UBS do Frei Damião.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias