sexta-feira, 31 de maio de 2019

Faltam 19,5 mm para Ceará superar média da quadra chuvosa


As chuvas de fevereiro a maio no Ceará ainda não superaram a média histórica da quadra chuvosa no Estado, que corresponde a 695,8 milímetros. Até esta quinta-feira, 30, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrava 676,3 milímetros no período de 2019. Hoje, os dados serão atualizados. O balanço oficial, no entanto, só deve ser divulgado na próxima quarta-feira, 5.

Em janeiro, a Funceme previu 30% de possibilidade de o Ceará superar a média. A maior probabilidade (40%), era de quadra chuvosa em torno da média. O que se confirmava até ontem.
Entre as macrorregiões cearenses, os litorais do norte e o de Fortaleza registraram o maior volume de água. O desvio na primeira região foi de 48% do considerado normal para o período, 778,3mm, sendo observado 1.151,5mm. O desvio na costa da Capital foi de 44,2 mm. O normal para a região é de 796,7 mm e o observado marcou 1.148,6 mm.

A situação foi diferente na região do Sertão Central e Inhamuns, que no último dia do fim da quadra ainda está 6,3% distante da média. O território caririense é a segunda situação pior. Dados da Funceme, apontam que a distância para média do quadrimestres é de 4,8%.

Entre as 7 horas de quarta e o mesmo horário de ontem, a Funceme computou chuva em 41 municípios cearenses. Na Região Metropolitana de Fortaleza, Eusébio teve o maior volume: 72 mm. A Capital registrou 47,8 mm. Para hoje, a previsão é de nebulosidade variável com chuvas isoladas no litoral e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, nebulosidade variável.

(O Povo)

Últimas notícias