segunda-feira, 6 de maio de 2019

Empresários espanhóis conhecem potencialidades cearenses


O governador Camilo Santana apresentou nesta segunda-feira (6) as potencialidades do Ceará a cerca de 70 empresários espanhóis e brasileiros. O encontro foi realizado na Câmara Comercial Espanhola, em São Paulo. Durante uma hora, o governador tratou de assuntos como a situação fiscal e econômica do Estado; os índices da educação cearense, a trinca de hubs (aéreo, portuário e tecnológico), além de falar sobre as potencialidades de energia eólica e solar do Ceará.

“O Estado está de portas abertas para os investidores. Temos feito um esforço muito grande com nossas equipes para desburocratizar os processos. O Ceará vive um momento muito bom. A internacionalização da economia cearense vem sendo uma realidade e queremos expandir ainda mais. Temos investimentos internacionais movimentando negócios no Ceará de diversas formas”, citou Camilo Santana. O secretário do Desenvolvimento e Trabalho, Maia Júnior, também participou do encontro.

O diretor da Câmara Espanhola, Alejandro Gomez, comentou a apresentação do governador aos empresários. “Confesso que fiquei impressionado e surpreso por tudo que foi apresentado aqui nesta tarde. No ano passado a Câmara fez um guia de como fazer negócios no Brasil e, no próximo ano, vamos contar as potencialidades de cada estado, incluindo o Ceará”, disse Gomez, que estava acompanhado do Cônsul da Espanha em São Paulo, Ángel Vasquez.

Perguntas
Durante a sessão de perguntas e respostas, o empresário Daniel Toniolo, da empresa Dupont, questionou sobre a questão da infraestrutura hídrica no Ceará e quais investimentos vêm sendo realizado na área no Ceará. O governador citou o investimento que vem sendo realizado na questão do reúso de água e dessalinização, além de comentar as obras do Cinturão das Águas, que receberá neste ano as águas da Transposição do São Francisco.

Lucas Ribeiro, diretor da Rio Energy, parabenizou Camilo Santana pelo trabalho que está sendo realizado na área de infraestrutura do Ceará. A empresa conta com parque eólico em Itarema e no Pecém.
Agenda
Pela manhã, em São Paulo, o governador e o presidente da global da Votorantim Cimentos, Marcelo Castelli, anunciaram acordo para investimento de R$ 200 milhões na ampliação da fábrica do Pecém, que irá aumentar em 800 mil toneladas/ano a capacidade de moagem de cimento da unidade, atualmente de 200 mil toneladas/ano. Após a conclusão das obras, que estão previstas para começar no primeiro semestre deste ano, a fábrica da Votorantim Cimentos no Pecém passará a ter uma capacidade de produção total de 1 milhão de toneladas/ano de cimento.

(Governo do Ceará)

Últimas notícias