quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Secretaria de Saúde do Crato lança, oficialmente, Campanha Novembro Azul

O mês de novembro é voltado para atenção com a saúde masculina em todo o mundo. São 30 dias de conscientização e prevenção, principalmente, ao câncer de próstata. Na terça-feira a noite, 13, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Raimundo Bezerra, no Conjunto Doutor Antenor, bairro Vila Alta, fez a abertura oficial das ações da campanha Novembro Azul, oferecendo todos os serviços diários, no horário alternativo, para população masculina.
Assim como esta UBS, outras também já estão oferecendo os atendimentos noturnos desde o início do mês. Conforme explicou a gerente da unidade, Carlyanne Feitosa, o horário alternativo é para atender melhor o público masculino que, geralmente, trabalha o dia todo. “Aproveitamos para oferecer todos os serviços, além do de prevenção do câncer de próstata”, informou. E a estratégia deu certo. Durante a primeira noite, um público considerável compareceu ao posto.
A equipe preparou uma programação especial para os participantes. Os profissionais da Residência Multiprofissional da Universidade Regional do Cariri (URCA) fez uma breve explanação da campanha e da importância de prevenção e depois uma dinâmica destacando os pontos mais importantes da prevenção, que são: manter uma alimentação saudável, fazer exercício físico e regularmente ir ao médico.
Foi o que destacou também o vice-prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto. “Essas campanhas já estão na nossa mente, mas devemos fazer um acompanhamento permanente. Doença a gente não aumenta, nem inventa. A gente enfrenta. Se aparece um problema, o primeiro passo é procurar a UBS, como vocês estão fazendo agora”, enfatizou.
A experiência desta campanha foi um sucesso ano passado e esse ano promete ser ainda melhor. Além dos exames da próstata, os homens terão acesso ao atendimento de enfermagem e odontológico. Quem participou ano passado, pode ver um posto completamente diferente. Além de atendimento diferenciado, a UBS foi uma das primeiras que recebeu as obras de reforma. “Esse é um momento de muita alegria, porque estamos concretizando as nossas promessas de campanha”, lembrou André.
Ele informou ainda que todos os postos de saúde serão beneficiados com reforma, até o fim de 2019. Outro serviço oferecido a noite, é o cadastramento dos cidadãos no Programa Crato Cuidando de Você, esse ampliado para toda a população. Como reforçou o secretário, “esse é o primeiro passo para melhorar ainda mais o atendimento à saúde nas unidades, que agora vão ser realizadas do conforto de sua casa. O cidadão só virá ao posto na hora do atendimento ou se acontecer qualquer intempérie”.
O atendimento da campanha Novembro Azul permanecerá, nesta UBS, todas as quintas-feiras, das 18h às 21h, durante este mês. Confira o cronograma de outras unidades:

Dia 20: Ponta da Serra

Dia 21: Belmonte I e II

Dia 22: Muriti II e Vila Alta

Dia 26: Centro de Saúde Amélia Pinheiro Teles, CAIC e Santa Fé

Dia 28: Riacho Vermelho

Dia 29: Vila Alta

Assessoria de Imprensa

Últimas notícias