sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Juazeiro do Norte passa a contar com a 1a Escola do Trabalhador do Brasil

O Município de Juazeiro do Norte passa a contar com a nova Agência Regional do Trabalho, inaugurada na tarde desta quinta-feira, 22, e a 1a Escola do Trabalhador do Brasil. Na ocasião, foi homenageado com reconhecimento pelos serviços prestados na área, o advogado e Chefe de Gabinete da Prefeitura de Juazeiro do Norte, José Nildo Rodrigues da Cunha Filho. A solenidade contou ainda com a presença do superintendente Regional do Trabalho no Ceará, Fábio Zech, o Vice-Prefeito, Giovanni Sampaio, representando o Prefeito Arnon Bezerra, e o Secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto.
A nova agência, em funcionamento a rua José Marrocos, s/n, tem como chefe, Daniele Leite. Ainda estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Francisco José Pontes Ibiapina, o deputado federal, Raimundo Gomes de Matos, o prefeito do Crato, José Ailton Brasil, a prefeita de Brejo Santo, Tereza Landim, entre outras autoridades.
A nova agência vem atender à crescente demanda da região e está equipada para um melhor atendimento do trabalhador, nos serviços de emissão de carteira de trabalho, entrada e recursos do seguro desemprego e orientações trabalhistas. A Agência funciona das 7h às 12h e das 13h às 17h e atenderá cerca de 200 trabalhadores por dia.
A cidade de Juazeiro do Norte, localizada na Região do Cariri, é a terceira mais populosa do Ceará, com mais de 280 mil habitantes. Juazeiro possui um PIB de R$ 1,586,996 mil segundo o IBGE. Com a crescente formalização da economia, a cidade deu um salto nos últimos dois anos, sendo a 5ª maior economia do Ceará, atrás apenas de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e Sobral.
Escola do Trabalhador
Juntamente com a inauguração da nova Agência, a Superintendência Regional do Trabalho inaugura a 1ª Escola do Trabalhador do Brasil: um espaço físico equipado para que os trabalhadores que não possuem acesso à computadores, possam assistir suas aulas com todo o conforto e segurança. “ A ideia é que possamos construir em cada unidade do Ministério do Trabalho no Ceará, salas para que os trabalhadores concluam seus cursos”, destaca o Superintendente Regional do trabalho, Fábio Zech. 
A Escola do Trabalhador é uma plataforma de educação à distância do Ministério do Trabalho e já qualificou 3,3 mil cearenses. No entanto, muitos trabalhadores ainda não sabem como fazer para ter acesso aos cursos. São 24 cursos à distância, divididos em 12 eixos temáticos, focados nas necessidades do mercado de trabalho brasileiro: cursos de informática, inglês, cuidador de idosos, agente de viagens, empreendedorismo, português, espanhol, design gráfico e muito mais. Os cursos são gratuitos e podem ser acessado de qualquer computador do Brasil no endereço escola.trabalho.gov.br. Não há pré-requisito para cursá-los e nem escolaridade mínima exigida.
Cada curso dura aproximadamente 40 horas, tempo estimado como necessário para o trabalhador cumprir todas as tarefas. Ainda assim, o conteúdo fica disponível por dois meses. Ao final de cada curso, os trabalhadores precisam passar por uma avaliação para receber o certificado de conclusão. O documento é emitido pela Universidade de Brasília (UnB), instituição responsável pela elaboração dos cursos.
Serviço:
Inauguração da nova sede da Agência do Trabalho em Juazeiro do Norte
Local: Rua José Marrocos s/n – Juazeiro do Norte/CE
Data: 22/11/2018
Horário: 14h

Últimas notícias