quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Jovens de Nova Olinda realizam sonho de ir ao cinema


Risos na platéia. É a primeira vez que a maioria deles adentra as portas de um cinema. Pipoca e refri na mão e olhos atentos à grande tela. As gaitadas não deixaram passar despercebida a alegria dos jovens estudantes do 9ª ano da Escola de Ensino Fundamental Avelino Feitosa, de Nova Olinda. “Xiii, endoidou!”, comenta um, em uma franca interação com a sétima arte.

Reconhecer-se nas histórias apresentadas trouxe alegria e identificação com o cinema. Ao final do primeiro curta exibido, suspiros de “Aaaaahhhhh” definiram bem o sentimento da platéia. O primeiro curta exibido, 3X3, de Nuno Rocha (Portugal), traz a engraçada história de um vigilante de um complexo desportivo que passa o tempo a atirar bolas na cesto de basquete, tanto que se torna um perito, que se diverte durante o turno da noite a “se amostrar” através das câmeras de vigilância para outro trabalhador do local.

'Disque Quilombola' foi outra produção exibida na estreia da Mostra Animada, que trouxe reflexão, saber e aprendizado: o curta, de David Reeks (Brasil), mostra crianças do Espírito Santo conversando de um jeito divertido sobre como é a vida de uma comunidade quilombola, seus saberes, comida e tradição.

Toda a conversa é retratada através de um telefone sem fio. Para a estudante Lorena, de 14 anos, saber mais sobre as comunidades quilombolas é saber mais sobre si mesma.

As sessões da Mostra Animada acontecem até sábado, 03/11, sempre às 9h30. O FESTFILMES oferece cinema de graça o dia todo, sempre até 22h, desta quarta até sábado, 3/11, no Cariri Garden Shopping.

Confira a programação em www.festfilmes.com.br

Últimas notícias