sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Festfilmes se encerra neste sábado no Cariri, com os filmes "O Pau da Bandeira" e "Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro". Entrada franca



O Festfilmes, Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro encerra neste sábado, 3/11, sua programação no Cariri, com programação de 9h30 às 22h, sempre com entrada franca, garantindo acesso da população a filmes de 24 estados brasileiros e de países como Portugal e Moçambique.

Será o encerramento de uma semana muito intensa, em que centenas de crianças e jovens, de vários municípios do Cariri, puderam realizar o sonho de ir ao cinema pela primeira vez, em caravanas organizadas pelo Festfilmes. Os sorrisos, a alegria, a emoção, a curiosidade, a expectativa estavam no rosto de cada criança e jovem que conferiu as sessões da Mostra Animada, de quarta a sexta de manhã, com sequência neste sábado, 9h30. O mesmo aconteceu com jovens e adultos nas sessões da tarde e da noite, com destaque para a abertura do festival na terça-feira, com a presença do consagrado diretor Halder Gomes e a exibição de seu filme "Cine Holliúdy".

Neste sábado, 3/11, a programação continua de 9h30 até 22h, tendo como destaques a exibição de dois filmes intimamente relacionados ao Cariri: às 13h o público vai assistir a "O Pau da Bandeira", de Pedro Wenceslau, documentário sobre a tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, um dos mais impressionantes encontros populares do Brasil, entre o sagrado e o profano.

Já às 19h30 deste sábado acontece a solenidade de encerramento do festival no Cariri, com a premiação dos filmes vencedores da Mostra Iracema (dedicada a filmes de realizadores cearenses ou residentes no Estado), fechando com a exibição do filme "Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro", de Helder Martins, lançado em 1975. O filme mostra a primeira metade da vida e da obra religiosa de Cícero Romão Batista, padre que exerceu suas funções às margens das diretrizes da Igreja Católica, tornando-se um personagem político influente e um líder religioso fervorosamente adorado por milhões de fiéis até os dias de hoje.

"O Festfilmes tem entre seus objetivos a democratização do acesso ao cinema, como temos visto em muitas sessões nesta semana, ao longo da programação do festival no Cariri. Foram muitos os momentos de emoção, com os estudantes de tantas cidades do Cariri, além de muita gente do público em geral que teve a primeira oportunidade de entrar em um cinema", ressalta Duarte Dias, cineasta, diretor do festival, curador do Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, e coordenador de política audiovisual da Secretaria da Cultura do Estado.

"Outro momento muito marcante sem dúvida será a exibição de 'O Pau da Bandeira' e de 'Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro', neste sábado que encerra o festival no Cariri. Tudo com entrada franca. Todos estão convidados", complementa Duarte Dias.

Festival da pluralidade

Duarte Dias ressalta que o festival exibe 92 filmes, seguindo até sábado, 3/11, no Cariri, e depois continuando nas cidades de Redenção, Baturité e Fortaleza, até 21/11.

Cinema de graça o dia todo

A partir das 9h30 até perto de 22h, a população do Cariri está tendo acesso às sessões de cinema do Festfilmes, sempre com entrada franca.

Confira a programação completa, incluindo horários e sinopses dos filmes, no site www.festfilmes.com.br.

Últimas notícias