quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Camilo diz se preparar para pior cenário em relação ao governo de Bolsonaro

O governador do Ceará Camilo Santana (PT) afirmou ontem, em entrevista durante a inauguração da rádio O POVO/CBN Cariri, que fará reestruturação da máquina pública logo no início de seu novo mandato. A reforma, disse, vem em função da eleição de Jair Bolsonaro (PSL) e o quadro que se apresenta a partir disso. "Estou me preparando para o pior cenário", afirmou.
Conforme noticiado pelo O POVO, o secretário do Planejamento e Gestão, Maia Junior, já havia apresentado proposta de ajuste fiscal no Ceará. Havia a indicação de que 11 pastas poderiam ser extintas.
Para o líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), com a declaração, o governador quis dizer que será um ano difícil para todos os estados do Brasil, interpretação que o deputado compartilha. "Temos que ter muita prudência para tomar decisões acertadas".
Ele afirma ainda que a saída do senador Eunício Oliveira (MDB) do Congresso Nacional será um desafio na tentativa de construir um bom trânsito com Brasília. Assim, ele diz esperar atuação participativa não só dos senadores eleitos, mas dos deputados federais que estarão na Câmara dos Deputados.
Sobre o convívio de Camilo Santana (PT) com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), Leitão diz acreditar que se dará de modo respeitoso, "em busca de melhorias para o nosso Estado".
Já o secretário Maia Junior afirma que Camilo quis expressar que o alinhamento de qualquer governador do Nordeste com o Governo Federal é difícil. Em relação a Bolsonaro, adicionou que o que ele fará com o Nordeste é uma "incógnita".
Ponderou, entretanto, que de toda a cadeia federativa espera-se espírito republicano, além de classificar o chefe do Executivo estadual como pessoa tranquila. "O que não quer dizer que tenhamos alinhamentos do ponto de vista político". Além da incompatibilidade política, Maia acredita que a expressão "pior cenário" se deve aos quadros econômicos nacional e internacional, que "não animam ninguém".
Com a saída de Eunício - considerada grande perda por Camilo - e de José Pimentel (PT), que "prestaram grandes serviços ao Ceará", Maia diz esperar que os eleitos Cid Gomes (PDT) e Eduardo Girão (Pros) adquiram rapidamente experiência e conhecimento dos mecanismos de funcionamento do Senado para que mediem a relação entre governo Estadual e Federal. "Somado ao espírito público de Tasso, o Ceará terá boa representatividade".

(
O Povo)

Últimas notícias