segunda-feira, 13 de junho de 2022

SPS e Cepod promovem a 1ª Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Cepod) promovem, no próximo dia 15, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, a 1ª Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas. A convenção será realizada das 8h às 17h, com o tema central “Drogas: Cuidados ou Repressão? Desafios e possibilidades da política atual sobre drogas do Ceará”.

A abertura do encontro contará com as presenças da titular da SPS, Onélia Santana, da secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Rejane Sales, e de profissionais especialistas na área.

O objetivo da conferência é a construção compartilhada da política estadual sobre drogas, a partir do debate qualificado dos eixos sobre prevenção, cuidados e reinserção, controle social e redução da oferta, e educação permanente, estudos e pesquisas. A psicóloga Clarice Madruga, e o médico psiquiatra, Rafael Baquit, ministrarão as palestras da programação.


A secretária da SPS, Onélia Santana, destaca a complexidade social da política sobre drogas. “Acredito que a única forma do Estado trabalhar a problemática do uso e abuso de álcool e outras drogas é com uma ação integrada, de mãos dadas com a sociedade civil, com os movimentos sociais. São muitas particularidades a serem consideradas na construção dessa política”, ressalta.


O encontro reunirá 48 conselheiros estaduais e 74 delegados eleitos nas cinco conferências regionais preparatórias, realizadas neste ano, com 598 gestores e representantes de órgãos e entidades públicas e civis estaduais e municipais, do Ceará. 

Últimas notícias