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quarta-feira, 8 de junho de 2022

Procon notifica Enel para prestar esclarecimentos sobre parceria no pagamento de contas pelo PicPay

 


A Concessionária tem cinco dias para explicar a parceria que promete "cashback" de R$ 12,00 nas contas de energia, mas cobra pelo pagamento no cartão de crédito.

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) notificou, nesta quarta-feira (08/06), a Enel Ceará para que preste esclarecimentos sobre a promoção, divulgada pela Concessionária, no pagamento de contas de energia pelo aplicativo PicPay. A Concessionária tem cinco dias para explicar a parceria que promete "cashback" de R$ 12,00 nas contas de energia, mas cobra pelo pagamento no cartão de crédito.

A Companhia tem divulgado um "cashback" (dinheiro de volta) de R$ 12,00 para o consumidor. No entanto, algumas contas de energia poderiam passar de mais de R$ 100,00 de aumento, quando realizado parcelamento.

Para o Procon, a suspeita é de publicidade enganosa, tendo em vista que os R$ 12,00 de "cashback", prometidos pela Concessionária, estão atrelados ao pagamento com cartão de crédito pelo aplicativo PicPay, de duas faturas de energia consecutivas nos meses de junho e julho, o que não cobre as taxas de juros e de conveniência cobradas.

Uma conta de energia, de R$ 420,00, por exemplo, no pagamento à vista passaria para R$ 436,75, com taxa de conveniência de 3,99%, já superando os R$ 12,00 de cashback prometidos. Se a mesma conta for parcelada em dez vezes, o valor original saltaria para cerca de R$ 538,30. Nesta última, além da taxa de conveniência de 3,99%, são acrescidos juros mensais de 3,99% para cada parcela.

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