Banner_head camara fortaleza

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Caso suspeito de varíola dos macacos é notificado em Cedro

Foto: Divulgação Fiocruz

A Secretaria de Saúde de Cedro, n Região Centro-Sul do estado,  notificou um caso suspeito de varíola dos macacos em um morador do município. De acordo com nota divulgada pela pasta, trata-se de um homem de 54 anos que recentemente teve contato com pessoa residente no estado de São Paulo, onde já foram confirmados quatro casos da doença. 

Ainda de acordo com a secretaria, o paciente apresentou os primeiros sintomas da infecção nessa quarta-feira, 15, quando deu entrada no Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar, onde permanece internado. O estado de saúde dele, acrescenta a pasta, é considerado estável. 

Como a varíola dos macacos é transmitida?

-A transmissão entre humanos ocorre principalmente através de grandes gotículas respiratórias;

- Como as gotículas não podem viajar muito, é necessário um contato pessoal prolongado;

- A doença pode ainda infectar as pessoas através de fluidos corporais, contato com a lesão ou contato indireto com o material da lesão;

Quais são os principais sintomas da varíola dos macacos?

- Período de incubação pode variar de 5 a 21 dias

- Estágio febril da doença geralmente dura de 1 a 3 dias (febre, dor de cabeça intensa, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dor muscular e falta de energia)

- Estágio de erupção cutânea, com duração de 2 a 4 semanas (lesões evoluem de máculas — lesões com base plana - para pápulas - lesões dolorosas firmes elevadas)

(Luciano Cesário/O Povo)

Últimas notícias