segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Governador e comitiva visitam as obras do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza


Em visita técnica às obras do Hospital Universitário do Ceará, na manhã desta segunda-feira (22), o governador Camilo Santana reafirmou a importância do equipamento para unir e ampliar ensino, pesquisa e serviço em saúde. Com R$ 274,7 milhões em investimento, o complexo hospitalar está sendo construído em uma área de 79,5 mil m² dentro da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi, em Fortaleza. 

“É um hospital terciário, de alta complexidade, com ensino e pesquisa integrados ao hospital, que será o primeiro hospital universitário estadual, vinculado ao curso de medicina da Uece, que é um dos melhores cursos de medicina do País”, afirmou Camilo Santana. 

O governador estava acompanhado do senador Cid Gomes; de deputados federais; do prefeito de Fortaleza, José Sarto; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; do secretário da Saúde, Marcos Gadelha; e demais autoridades.

O complexo hospitalar integra a Plataforma de Modernização da Saúde, conduzida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Iniciada em janeiro deste ano, a obra está com cerca de 30% de execução, sob a coordenação da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Ao todo, serão 655 leitos de internação distribuídos em três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil), sendo 184 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o titular da Sesa, a estrutura vai fortalecer a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. “É um equipamento que se junta aos outros equipamentos de alta complexidade do Estado, mas ele tem uma característica que, além do acesso ao serviço de alta complexidade, ele alinha a questão do ensino, da pesquisa, além de gerar emprego e renda. [O hospital] Leva desenvolvimento também, e desenvolvimento significa mais saúde para as pessoas”, reforçou Marcos Gadelha.

Apresentando o desenvolvimento da obra aos presentes, Camilo Santana explicou que, atualmente, estão sendo gerados mais de 400 empregos diretos e mil indiretos. Quando concluído, o equipamento será o maior hospital público do estado do Ceará e um dos maiores hospitais universitários do Norte e Nordeste do Brasil. 

Para isso, a unidade concentrará todas as especialidades médicas, ofertando serviços entre consultórios médicos e odontológicos; diagnóstico por imagem; ambulatórios e laboratórios; enfermarias pediátricas e adultas. O hospital prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e aos hospitais regionais do Ceará.

“O hospital vai servir como uma plataforma para a produção científica dentro da Universidade. Então, a Universidade Estadual do Ceará ganha enormemente com esse hospital, muda o seu perfil de formação, e esse hospital como plataforma, como polo de inovação, funcionará também como elemento estratégico no desenvolvimento da produção científica numa área que a universidade já é forte e tem centralidade”, afirmou o reitor da Uece, Hildebrando Soares.

Últimas notícias