quinta-feira, 9 de maio de 2019

Assembleias Legislativas ganham poder para derrubar prisão de deputado estadual


As Assembleias Legislativas de todo o país poderão anular as prisões de deputados estaduais decretadas pela Justiça. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), adotada ontem (quarta-feira, 9), por 6 votos a 5. A medida garante aos parlamentares o poder de dar a palavra final se um colega pode ou não ser preso.

O julgamento sobre a extensão da imunidade dos deputados estaduais começou em dezembro de 2017, dividiu o plenário do Supremo e sofreu uma reviravolta nos minutos finais, após o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, alterar o voto que havia lido há um ano e meio.

A Constituição Federal, em seu art. 27, § 2°, estende aos deputados estaduais as regras sobre inviolabilidades e imunidades. Os deputados estaduais, de acordo com a decisão, não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável, como tortura ou estupro – essas regras já estão previstas na Constituição para deputados federais e senadores.

No caso de presidente da República, a prisão  só pode ser feita após condenação. Já os governadores não possuem a mesma blindagem.

Últimas notícias