Banner_head camara fortaleza

Banner_head Governo do Estado

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Aurora celebra 64 anos de vida eterna de Martir Francisca, Santa Popular do Municipio


A prefeitura de Aurora usou as redes sociais para resgatar e buscar valorizar a historia do municipio.  Nesta quarta-feira (9), fazem 64 anos de vida eterna de Mártir Francisca, santa popular da Terra do Menino Deus. 

Nascida no Sítio Creoulas, na zona rural de Aurora, aos 21 de fevereiro de 1941, foi assassinada brutalmente com 13 facadas pelo seu ex-noivo, Francisco Ferreira Barnabé, chamado de “Chico Belo”, no dia 9 de fevereiro de 1958, segundo descrição do processo 48/1958, da Comarca de Aurora. Na época, a jovem tinha 16 anos de idade. "Chico Belo" decidiu assassiná-la depois que o pai da vítima, Manoel Pedro Ferreira, desfez o noivado alegando que ele seria muito agressivo.

Depois da morte da jovem, surgiram rumores de graças alcançadas por meio de orações em intenção a ela. No Sítio Mororó (Várzea de Conta), ao lado de um pé de pereiro, local onde a jovem morreu tragicamente, foi edificada pelo pai de Mártir Francisca, uma pequena capela, que se tornou um dos maiores pontos de peregrinação do Ceará.

Últimas notícias