terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Campanha Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência iniciada em Crato

 Com uma vasta programação, a Prefeitura do Crato iniciou na segunda-feira, 21, a Campanha Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolesce^ncia, que se estende até a próxima sexta-feira, 25. A ação é uma parceria das Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

Na oportunidade, alunos das turmas do 8º ano da escola Dom Quintino participaram de roda de conversa, onde foram repassadas orientações de prevenção da gravidez na adolescência. O momento foi conduzido pelas equipes da USF Tarciso Pinheiro, do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA), e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Raimundo Coelho Bezerra de Farias (Alto da Penha).

Para a aluna Ingrid Tauanne, de 12 anos, poder participar do momento foi de grande importância para tirar dúvidas. "A roda de conversa foi muito interessante para os adolescentes que precisam se cuidar. Pra não largar os estudos por conta de uma gravidez", destacou.

Estiveram presentes na ocasião, o Mobilizador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Pedro Lucas, a diretora da Escola Dom Quintino, Maria Otília, a articuladora do Programa Saúde na Escola, Ângela Brito, a Coordenadora do CRAS Alto da Penha, Leidyane, a enfermeira da residência da URCA, Ana Elise, e a equipe da USF Tarciso Pinheiro.

A campanha tem como publico alvo alunos do Ensino Fundamental II; EJA; grupo gestor, professores e as famílias dos alunos.

A Semana Nacional de Prevenc¸a~o da Gravidez na Adolesce^ncia, realizada no mês de fevereiro, tem como objetivo disseminar informações sobre as principais formas de prevenção, medidas educativas que contribuam na redução da incidência da gravidez na adolescência, consequências na socialização das adolescentes, e a responsabilidade dos rapazes na prevenção.

A programação contará com a participação de profissionais dos CRAS, e da Estrate´gia Sau´de da Fami´lia (ESF) articulando a Secretaria de Sau´de para atividades nas escolas com o Programa Sau´de na Escola (PSE) e com a parceria do PETECA e Selo UNICEF.

Últimas notícias