quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Câmara de Juazeiro debate uso de Cannabis Medicinal em audiência pública


Uma audiência pública debateu, nesta quarta-feira, 18, na Câmara de Vereadores de Juazeiro, o uso medicinal da Cannabis. O medicamento auxilia indivíduos com paralisia cerebral, transtorno do espectro autista e mal de Parkinson.

O vereador Márcio Joias, propositor da Audiência Pública diz que a intenção é melhorar a qualidade de vida das pessoas que precisam usar medicamentos que utilizam a Cannabis.

Maria Arlet, fundadora da Associação das Mães Escolhidas - AME Cariri, e mãe de um paciente que usa o Cannabis, alerta que Juazeiro já tem uma demanda de pacientes em uso de Cannabis Medicinal. "Estamos clamando por políticas públicas voltadas para as pessoas que dependem desse uso, na região."

Ela explica que elaboraram um Projeto de Lei que cria um dia voltado para esse público, para que sejam feitas atividades educativas de esclarecimento sobre o tema.

O médico Ygor Maia destaca que é preciso entender que a Cannabis já era utizada com esses fins medicinais há cinco mil anos, e só recentemente veio a ser criminalizada. "Ela traz benefícios e esperança para muitos que sofrem com tratamentos de doenças agressivas," diz o médico.

O assunto já foi discutido recentemente na Assembleia Legislativa do Estado, proposto pelo deputado Guilherme Sampaio (PT), que também participou da audiência da Câmara de Juazeiro. 

Há um PL 399/2015, que autoriza o uso, de autoria do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD/SE), em tramitação na Câmara dos Deputados.

Últimas notícias