quarta-feira, 5 de maio de 2021

No Ceará, 15 municípios podem começar a 3ª fase da vacinação contra Covid-19


A terceira fase de vacinação contra a Covid-19 pode ter início em 15 municípios cearenses. Isso porque estes locais já vacinaram mais de 90% de seus idosos, contemplados nas fases 1 e 2. A informação é da secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Magda Almeida, em entrevista ao O POVO nesta quarta-feira, 5.

"Em Fortaleza, serão utilizadas as doses da Pfizer. No Interior, será AstraZeneca e Coronavac, quando chegar novas doses", explica. A secretária afirma ainda que mais doses de Coronavac devem chegar até o final da semana, entre quinta-feira e sábado. "Ainda não há confirmação do Ministério da Saúde sobre quantidade, mas deve chegar no lote semanal."

Veja a lista de municípios que podem começar a vacinar grávidas, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiências permanentes:

Cariré

Catunda

Chaval

Cruz

Fortaleza

Iracema

Irauçuba

Pindoretama

Porteiras

Quiterianópolis

Sobral

Tamboril

Tarrafas

Tururu

Várzea Alegre

Magda destaca também que o avanço nas fases da vacinação deve trazer maiores reduções de internações e de mortes por Covid-19. Entretanto, não é possível deixar de lado as medidas básicas de prevenção. "As vacinas reduzem a gravidade dos casos, mas até o momento não temos um efeito sobre a infecção. Mesmo a pessoa vacinada pode transmitir e pode se contaminar com o coronavírus. É importante usar máscara, lavas as mãos, usar álcool em gel e evitar aglomerações, especialmente agora com a chegada do Dia das Mães."

Últimas notícias