quarta-feira, 26 de maio de 2021

Gilson Machado exonera Lucas Fiuza do Ministério do Turismo


O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, exonerou o cearense Lucas Fiuza do cargo de Secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões. A ordem foi publicada no DOU dessa 4ª dia 26 de maio.

O desligamento súbito intrigou o cenário político e o trade turístico, dado que Fiuza além de apoiador de longa data do Presidente Bolsonaro e declaradamente conservador, conforme suas ações e posicionamentos, vinha sendo amplamente reconhecido pela excelência de seu trabalho de alto nível técnico e visão de mercado, com direito a carta aberta de apoio e agradecimento dos principais representantes do trade turístico do Brasil.

Especula-se o motivo da atitude. Seria para o ministro obter algum acordo político para se candidatar ano que vem? Seria alguma divergência de posicionamento? Machado vem sofrendo muitas críticas do público conservador devido a declarações que indicam a intenção de implantar um passaporte sanitário único, ao passo que Fiuza partilha da posição de Bolsonaro, sendo absolutamente contra a proposta. 

Por meio de sua assessoria, Lucas Fiuza disse não saber o real motivo e apenas informou que recebeu uma ligação do ministro informando que precisaria do cargo de imediato, sem período de transição. Pego de surpresa, o ex-secretário apenas lamentou a impossibilidade da conclusão de importantes projetos avançados em andamento e não demonstrou rancor.

Últimas notícias