quarta-feira, 12 de maio de 2021

Idealizador do Capacete Elmo recebe moção honrosa da Assembleia proposta pelo deputado Nelinho Freitas


O superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Marcelo Alcântara, recebeu moção honrosa da Assembleia Legislativa atendendo sugestão do deputado estadual Nelinho Freitas. Ele foi o idealizador do capacete Elmo, um mecanismo não-invasivo para tratar pacientes com insuficiência respiratória devido a complicações da Covid-19. Ao propor o requerimento, o parlamentar destacou os inúmeros benefícios do equipamento criado por Marcelo Alcântara.

O dispositivo pode evitar a intubação de pacientes em 60% dos casos, conforme demonstraram estudos clínicos e, além disso, ser reutilizado numa tecnologia de baixo custo em comparação a outros recursos, como os ventiladores mecânicos. Nelinho também citou a proteção maior aos profissionais da área de saúde. Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o capacete Elmo já beneficiou quase 2 mil pacientes no Ceará e diversos outros em diferentes estados.

Segundo o deputado Nelinho, a moção honrosa foi extensiva aos pesquisadores e demais envolvidos no projeto, composto ainda pela Secretaria da Saúde, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Senai, e ainda Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza da Fundação Edson Queiroz.


Últimas notícias