terça-feira, 2 de março de 2021

Prefeitura de Barbalha contrata mais 50 leitos para atendimento aos pacientes de covid-19


A Prefeitura de Barbalha contratou mais 50 leitos de enfermaria para atendimento aos pacientes de covid-19. São 40 adultos e 10 pediátricos. O anúncio foi feito pelo prefeito, Guilherme Saraiva, na última segunda-feira, 2. Os esforços da gestão municipal são para aumentar a capacidade de resposta à pandemia, em função do aumento no número de casos.

Com o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo foi pactuado 20 leitos adultos e 10 pediátricos. No Hospital Santo Antônio são 20. “Esse foi o maior contrato de leitos desde o início da pandemia, feito pela nossa gestão. Vale ressaltar que foi mais barato porque chamamos os dois hospitais ao mesmo tempo para dar mais transparência e realizar o processo de forma justa”, afirmou o prefeito Guilherme Saraiva.

Outra medida para enfrentamento ao coronavírus é a abertura da Unidade de Apoio Covid para Barbalha, no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo. Esse serviço de atendimento qualificado para pacientes suspeitos ou confirmados dispõe de atendimento ambulatorial especializado; Urgência e Emergência para Covid; Assistência médica, de enfermagem e laboratorial 24h todos os dias; Exames e medicamentos necessários para os primeiros atendimentos da população de Barbalha com suspeita ou confirmação da covid-19.

Comitê visitou 40 estabelecimentos em Barbalha

Em 20 dias de atuação, o Comitê Técnico para o Enfrentamento do Novo Coronavírus visitou cerca de 40 estabelecimentos. Há uma semana, o município enfrenta regras mais rígidas de isolamento social, devido ao avanço da contaminação pelo vírus. Em cumprimento aos decretos municipal e estadual, a fiscalização também está sendo realizada no transporte coletivo.

No dia 9 de fevereiro, o Grupo de Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, SMS, responsável pelas ações, foi ampliado, com a formação do Comitê de Trabalho que abrange também as Secretarias de Governo, Meio Ambiente, Finanças, Controladoria Geral, Ouvidoria, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Autarquia do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barbalha (Amasbar).

As atividades do CT foram iniciadas no dia 11 de fevereiro, com apoio da Polícia Militar. Além das visitas de fiscalização em estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, são realizadas blitzes educativas de conscientização à população. Em 13 locais visitados foi identificado descumprimento dos decretos, gerando multa e interdição por sete dias.

Alex Sampaio, membro do Comitê destaca a importância do trabalho intersetorial. “É imprescindível que a saúde esteja junto com a Assistência, fazendo uma ronda para identificação das situações de vulnerabilidade, como possível trabalho infantil, a violência contra a mulher. Atuar de forma integrada possibilita melhor desempenho das ações em situações que transcendem o Decreto. O Meio Ambiente nos ajuda em casos de poluição sonora, o setor de Tributos para verificar se todos esses estabelecimentos estão regulares”.

Fiscalização iniciou no Carnaval

No período carnavalesco, as equipes de fiscalização intensificaram o trabalho que já estava sendo realizado desde o início do ano. O foco foram os balneários e parques aquáticos para verificar o cumprimento dos decretos municipal e estadual, que determinaram o fechamento desses equipamentos.

O secretário de Governo, Vevé Siqueira, relata que o aumento dos casos de coronavírus é uma preocupação constante da Gestão Municipal. “É necessário que o município tenha ações mais eficientes para que possamos exercer, além do poder de fiscalização, a conscientização das pessoas”.

Últimas notícias