terça-feira, 2 de março de 2021

INSS convoca 359 mil cearenses para prova de vida digital; saiba como realizar procedimento


No Ceará, 359.756 pensionistas e aposentados serão convocados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para realizar a prova de vida de forma digital. Em uma expansão do sistema de verificação implementado em agosto de 2020, o governo federal pretende intensificar a checagem virtual, por meio da utilização da biometria facial. Os aptos a realizarem o procedimento estão sendo notificados via SMS, e-mail e por meio do aplicativo Meu INSS.

Por utilizar a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral, somente segurados que detenham carteira nacional de habilitação ou título de eleitor atualizados serão convocados. A nova dinâmica busca fornecer maior praticidade ao processo de verificação anual de vida de pensionistas e aposentados, evitando a necessidade do comparecimento presencial.

Ação faz parte do processo de digitalização de serviços governamentais impulsionados pela pandemia de Covid-19. Em virtude do risco à saúde, a obrigatoriedade da prova de vida presencial foi suspensa ainda em março de 2020 e tem sido prorrogada desde então. O prazo mais recente estipulado para um retorno do procedimento que busca evitar fraudes no pagamento de seguros sociais seria em maio, mas diante do agravamento do cenário de pandemia, é provável que o prazo seja estendido novamente.


Últimas notícias