sexta-feira, 19 de junho de 2020

Vereadores do Crato levantam discussão sobre tarifas da Saaec


Em sessão ordinária da Câmara do Crato, realizada por vídeoconferência, vereadores sugeriram que representantes da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saeec) fossem convidados a prestar esclarecimentos sobre denúncias, em veículo de comunicação local, que apontam o aumento no valor das faturas de água e esgoto.

O vereador de oposição Jales Veloso (PSB) disse ter ouvido relatos de que as contas de água estão chegando às residências com valores alterados. Segundo ele, foram aumentos de mais de 100%. Jales pediu explicações aos membros do Conselho Municipal de Água e Esgoto.

Já o vereador Pedro Lobo (PT) disse não ter conhecimento do fato, mas afirmou que pode estar havendo uma cobrança de parcelamento de dívidas nessas faturas.  O vereador petista sugeriu que o presidente da Saaec, Yarley Brito, fosse convidado a prestar esclarecimentos sobre o assunto na Câmara.

Amadeu de Freitas, também do PT, informou que o Conselho Municipal de Água e Esgoto está inativo desde fevereiro, pois a gestão teve o seu mandato vencido e não foram realizadas novas eleições. Por esse motivo, o vereador acredita que o Conselho não é responsável pelas novas alterações nas contas.


Outro assunto importante debatido na reunião da última segunda-feira (15), que não foi votado por falta de quórum, diz respeito ao requerimento do vereador Amadeu de Freitas, que sugere que a Gestão Municipal desestimule, ou mesmo proíba, o uso de fogueiras e de fogos de artifício durante as festas juninas, para que, desta forma, as pessoas diagnosticadas com covid-19 não sejam prejudicadas com a fumaça. O líder do prefeito na Casa, Dr. Renan Almeida (Patriotas), reforçou a solicitação, fazendo um apelo para que a população não acenda fogueiras este ano.

Votações de projetos e requerimentos não foram possíveis na sessão da última segunda-feira, por conta de falhas na conexão de internet de diversos vereadores, que culminou na saída da maioria da videoconferência. O presidente da Casa, Florisval Coriolano (PRTB), destaca que a próxima sessão será realizada em um novo horário, provavelmente pela manhã, para que não ocorram os mesmos problemas. 


Últimas notícias